“Biologia: Evolução”
Sintonia Enem
Rádio Web UFPA
Evolução é tema em destaque nesta edição do Sintonia Enem. A jornalista Elissandra Batista conversa com Luís Felipe Soares, professor de biologia do Programa Universidade Aberta (PUA), da Faculdade de Física da UFPA.
No programa, Luís Felipe destaca que Evolução é adaptação, é descendência com modificação, ou seja, é um processo de mudança na forma de um organismo, que ao longo das gerações vai se perpetuando. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Evolução é um dos temas mais recorrentes. Por isso, é necessário conhecer as teorias e as evidências que comprovam a evolução biológica. E um dos principais assuntos relacionados é a seleção natural.
“Não existe seleção natural sem variedade, ou seja, não existe seleção se tudo for igual”, comenta Luís Felipe, exemplificando que “a espécie humana tem variedades, nós temos variedades no tamanho dos indivíduos, na cor de pele de indivíduos, temos indivíduos que são brancos e outros que são pretos, indivíduos que são mais altos, e, por trás, de cada variedade dessa tem uma razão adaptativa.”
A mutação genética também está associada com a evolução das espécies. E, apesar dos muitos debates e polêmicas sobre essa questão, o professor ressalta que evidências não faltam sobre o processo evolutivo. Nesse caso, os vestígios fósseis e a anatomia comparada são importantes estudos que contribuem com a teoria da evolução que possui três correntes muito difundidas: o Lamarckismo, o Darwinismo e o Neodarwinismo.
“O Lamarckismo e o Darwinismo possuem algumas semelhanças, até porque o Darwin baseou muitas das ideias dele em Lamarck que veio antes. Mas as principais diferenças entre os dois autores é o
ambiente. Para Lamarck, o meio ambiente atuava como agente modificador das variedades, enquanto que para Darwin o ambiente atuava como agente selecionador eliminando as menos adaptadas. E o Neodarwinismo é a união do pensamento de Darwin com os princípios da hereditariedade de Mendel, ou seja, o Neodarwinismo é quando a evolução se encontra com a genética”, explica o professor.
Para entender melhor sobre as correntes e a teoria da Evolução, não perca esta edição do Sintonia Enem, que destaca ainda o quadro “Gira Mundo” sobre a Cúpula de Amazônia e os avanços e os acordos entre os países da OTCA . E tem, ainda, “O Curioso” sobre a origem do soluço e como esse fenômeno pode estar atrelado a doenças desconhecidas.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Denily Fonseca
Gravação e montagem: João Nilo
Supervisão e edição: Elissandra Batista