Educação em saúde na Escola Lauro Sodré

“Educação em saúde na escola da rede pública da região metropolitana de Belém: ampliando conhecimentos e desenvolvendo atitudes para enfrentamento dos desafios da adolescência” é o título do projeto de extensão em destaque esta semana no UFPA Comunidade.

Coordenado pela professora Tânia Costa, da Faculdade de Medicina da UFPA, o trabalho atualmente é realizado na Escola Estadual Lauro Sodré, em Belém. A iniciativa proporciona palestras e dinâmicas sobre temas como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), sexualidade e gravidez na adolescência.O objetivo é promover o empoderamento quanto ao autocuidado e a transformação social. “A educação é a grande arma que todos nós temos. É quando você vai se sentir capaz, se empoderar da informação. E no momento em que você se empodera da informação fica muito mais fácil lidar com o assunto, conversar e ter uma ação transformadora onde você vive”, destaca a professora Tânia Costa.Já a estudante Adriana Teixeira, bolsista do projeto, relata que a prática foi fundamental, principalmente, por ter lhe proporcionado uma visão mais humanista da Medicina. “Hoje eu vejo que vou sair da faculdade como uma profissional diferenciada, uma médica voltada para a humanização, para a prevenção, para a atenção em saúde”, conta Adriana.

O mesmo sentimento é compartilhado pelo também bolsista Camilo Sampaio. Para ele, participar do projeto ampliou os conhecimentos sobre a necessidade da educação em saúde com o intuito de fortalecer a prevenção. “A gente ter esse contato com a comunidade, através dessas ações, foi algo que a faculdade trouxe e aflorou muito mais em mim a importância da extensão universitária, para o meu futuro profissional”.