Festival Jambu Live 2022

“UFPA Comunidade – Jambu LIve”

UFPA Comunidade

Rádio Web UFPA

A programação do Festival Jambu Live 2022 está em destaque nesta edição do UFPA Comunidade. A jornalista Elissandra Batista conversa com a professora da Faculdade de Comunicação da UFPA, Regina Lima, coordenadora do evento. E, ainda, com a estudante do curso técnico em canto popular da Escola de Música da UFPA, Luize Liz, que venceu a seleção Aposta Jambu para estrear no Festival.

Totalmente aberto ao público pela primeira vez em três anos de edição, o Festival Jambu Live 2022 ocorre entre os dias 16 e 20 de novembro, com programação no campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém, e também na Fundação Cultural do Pará, o antigo Centur, com transmissão, ao vivo, no canal do YouTube do Jambu Live e, também, pela Rádio Web UFPA.  

Com o tema “A Amazônia é arte viva”, o Jambu Live 2022 vai apresentar, gratuitamente, mais de 20 atrações de diferentes estilos, ritmos e linguagens, incluindo bandas, DJs e espetáculos cênicos. Com o objetivo de valorizar a arte e a cultura da região, o Festival é uma vitrine para os artistas locais, incluindo quem já tem carreira consolidada no cenário regional ou nacional, mas, especialmente, para quem está no início da profissão ou ainda tem pouca visibilidade midiática.  

 “A quantidade de pessoas com qualidade e competência dificulta o nosso processo de seleção porque a medida em que a gente vai fazendo as pesquisas, a gente vai se deparando com cantoras, com cantores, com bandas e artistas cênicos maravilhosos e que muita gente ainda não conhece”, destaca Regina Lima.

 Selecionada entre vários estudantes da UFPA que se inscreveram este ano para a Aposta Jambu, Luize Liz comemora a oportunidade de mostrar o talento, como compositora e interprete, pela primeira vez em um palco na capital paraense, depois de muitos concursos e apresentações na cidade natal Igarapé Mirim.

“O Festival está sendo uma porta para mim. Uma experiência incrível para mostrar o que eu tanto amo fazer que é a música. E antes mesmo da apresentação, já estou tendo uma resposta do público que eu não imaginava que teria”, relata a cantora.         

Além da Luize Liz, Thaís Badu, Arthur da Silva, Bruna BG, Raidol, MC Íra, Eloi Iglesias e Sandra Duailibe estão entre os músicos da programação. Já nas artes cênicas, House of Híbrida, coletivo que reúne artistas LGBTI+, escola Ribalta e Jothan Netto são alguns dos nomes que se apresentarão no Jambu Live 2022.    

 O evento integra as ações do projeto de extensão Circuito Jambu Multicultural que trabalha para ampliar a visibilidade de quem faz cultura na região amazônica, principalmente dos produtores de regiões periféricas e de pessoas pretas, indígenas, quilombolas, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência, colaborando assim com o processo de inclusão social pela arte.

Este ano, o Festival Jambu Live 2022 ocorre em dois espaços, em Belém. Entre os dias 16 e 18, no campus da UFPA, no Bairro do Guamá, a partir das 17h. Já nos dias 19 e 20, a programação será na Fundação Cultural do Pará, antigo Centur, em parceria com o Festival Amazônia FIDOC.

“Essa é uma parceria inicial em que vamos encerrar na Fundação Cultural do Pará o Festival Jambu Live e também o festival de cinema coordenado pela Ziene Castro. Mas futuramente, a ideia é fazermos juntos o que estamos chamando em principio de virada cultural, que deverá ser uma programação mais intensa com música, artes cênicas, cinema, etc.”, informa a professora Regina Lima.       

Para ficar por dentro de todos os detalhes do Jambu Live 2022, não perca esta edição do UFPA Comunidade ou acesse as redes sociais do evento @jambulive. Confira a programação completa: https://drive.google.com/file/d/1ln4ke-2X0MtmQIp75B596btKm5eadRLD/view?usp=share_link

O UFPA Comunidade vai ao ar toda sexta-feira, às 11h, com reprise às segundas-feiras, às 20h.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção: Giovanna Martini e Lívia Leoni  

Gravação e montagem: João Nilo e Denize Ramos

Supervisão e edição: Elissandra Batista     

      

Compartilhe !

Id:11699

Pular para o conteúdo