Praticando a microbiologia, projeto de extensão que proporciona aos alunos de escolas públicas um contato mais direto com a prática de ciências biológicas durante as aulas, é o destaque desta edição do UFPA Comunidade.
A proposta do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA é coordenado pela professora doutora Karla Ribeiro, e leva às escolas da grande Belém um pouco da vivência dos biólogos dentro dos laboratórios, para que assim, os alunos ganhem experiências práticas e despertem mais o interesse pelas ciências biológicas.
“Há uma dificuldade para os professores do ensino médio, de fazer alguns procedimentos práticos” afirma a coordenadora. Segundo ela, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas são extremamente teóricos, e que por isso, o projeto tenta levar atividades mais lúdicas e práticas para tornar o assunto mais interessante aos jovens estudantes.
Para Valdenice Moscoso, professora do colégio Lauro Sodré, o projeto não é somente um estímulo para o estudo da biologia, mas também para o ingresso na Universidade, “tem aluno que nunca veio à UFPA e acha que é algo muito distante dele”, assegura a professora. Para ela, essa aproximação entre o aluno de escola pública e a universidade é extremamente importante para fazê-lo perceber que estar ali, não é um sonho inalcançável, como muito deles pensam, “a gente só passa a sonhar depois que conhece”.
Tratando-se de uma disciplina transversal como a biologia, o Praticando a microbiologia desenvolve várias vertentes ao logo da sua trajetória, abordando diferentes temas como poluição do ar, dos rios, reciclagem e descarte consciente, mostrando como a microbiologia está presente em diversas etapas da vida cotidiana.
Para conhecer mais sobre o Praticando a microbiologia e a importância da biologia no cotidiano, não perca esta edição do UFPA Comunidade.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos
Gravação e montagem: João Nilo e Karla Guimarães
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.