Coletivo Periferia em Foco: prêmio Periferia Viva

“Coletivo Periferia em Foco: prêmio Periferia Viva”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

O Coletivo Periferia em Foco está em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. No programa, a apresentadora Elissandra Batista conversa com o Jornalista Wellington Frazão, coordenador do projeto que foi selecionado pelo edital Periferia Viva da Secretária Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, conquistando o 1° lugar entre as sete iniciativas da região Norte que também se destacaram na premiação.

Na área da comunicação popular, explorando, principalmente, as redes sociais como o Instagram, o Coletivo Periferia em Foco surgiu com o objetivo de desconstruir os estereótipos criados sobre os bairros periféricos da capital paraense.

“Há sete anos nós estamos contando o outro lado da periferia, ressaltando essa potência que é a periferia. E a gente usa as redes sociais para noticiar o lado bom da periferia, partindo do bairro da Cabanagem, mas o nosso recorte é a periferia de Belém”, explica Wellington Frazão. 

Para o idealizador do projeto, os problemas sociais das periferias retratados pela grande mídia como “carência”, na verdade, estão relacionados apenas ao descaso do poder público, que quando faz a sua parte colabora para a transformação e desconstrução do preconceito e marginalização reforçados pela imprensa comercial.

“Hoje existe um programa governamental dentro do bairro da Cabanagem e a gente consegue visualizar as potências da periferia sendo lapidadas. E o Periferia em Foco acompanhou a chegada desse programa governamental no bairro, provando que era muito daquilo que a gente acreditava, ou seja, a comunidade carente é, na verdade, uma comunidade ausente de políticas públicas”, destaca o coordenador do Periferia em Foco.

Para contribuir com o olhar além das mazelas sociais, o Periferia em Foco também promove o projeto Música na Esquina que envolve jovens e crianças da Cabanagem. Criado em 2019, a ação proporciona concertos musicais pelas ruas do bairro, buscando valorizar de fato os talentos da área, independentemente das iniciativas do governo.

Assim, construir uma comunicação popular que atue pensando em tratar a notícia de forma mais humanizada e sempre apontando soluções para os problemas é um dos diferenciais do Coletivo Periferia em Foco, que comemora a premiação no edital Periferia Viva. “Esse prêmio valoriza o nosso trabalho e vai nos dar a chance de nos instrumentalizar, de nos profissionalizar e começar a ser referência de fato em comunicação comunitária na Amazônia”, celebra Wellington Frazão.

Para saber mais detalhes sobre o Coletivo de Comunicação Popular Periferia em Foco, e ainda, conhecer um pouco da trajetória e atuação no bairro da Cabanagem, em Belém, não perca está edição do UFPA Entrevista.

Ouça também:

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/tv-periferia-em-foco/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/projeto-vozes-da-periferia/

https://radio.ufpa.br/index.php/ufpa-entrevista/escola-de-comunicacao-papa-francisco/

Compartilhe !

Id:14592