Time Enactus UFPA

Aliar empreendedorismo social e inovação é o principal diferencial das ações oferecidas pela Enactus para a comunidade local. Iniciado em 2014, o time Enactus UFPA desenvolve diversos projetos com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas na região, em específico aquelas que se encontram em um estado de vulnerabilidade socioeconômica, dando a elas autonomia para terem sua própria fonte de renda.

Nessa edição do UFPA Comunidade você irá conhecer um pouco da história desse time, e da Minerva, uma das iniciativas promovidas por ele. Esse programa abre um especial de cinco partes sobre a atuação da Enactus na UFPA.

A principal ferramenta do time nessa transformação é justamente essa nova maneira de empreender. “No empreendedorismo social, a gente busca usar essas ferramentas de negócio para resolver um problema social ou problema ambiental relevante, trabalhando junto com uma comunidade em situação de vulnerabilidade”, destaca Noel Orlet, presidente da Enactus UFPA.

Um exemplo da aplicação desse empreendedorismo consciente é o projeto Minerva, que busca estabelecer uma ponte entre mulheres que necessitam de reparos domésticos, como rede elétrica ou encanamento, e mulheres que podem oferecer esse serviço. “Na Minerva a gente está visando a empregabilidade dessas mulheres vulneráveis”, ressalta Carla Verena, integrante da Minerva.

Além do aspecto social, a experiência de participar da Enactus possibilita o desenvolvimento de habilidades e do protagonismo que ajudarão na formação acadêmica e profissional dos integrantes. “Os alunos que ficam um bom tempo no time, sobretudo aqueles que passam a assumir posições de liderança, se desenvolvem absurdamente”, avalia o professor e conselheiro do time, Augusto Lacerda.

Para saber mais sobre o time Enactus UFPA e como você pode participar dessa iniciativa, não perca essa edição do UFPA Comunidade.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos
Gravação e montagem: João Nilo e Karla Guimarães

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.