Um olhar em atenção à saúde mental dos estudantes da UFPA.

No UFPA Comunidade desta semana, o projeto de extensão em destaque é Clínica de Psicologia – Um olhar em atenção à saúde mental dos estudantes da UFPA.

A iniciativa teve início há 8 anos, com a percepção de que os discentes do curso de Psicologia começaram a faltar frequentemente e não conseguiam participar das aulas por motivos psicossociais. Ou seja, os alunos estavam debilitados por razões emocionais, familiares e financeiras.

O professor doutor André Barretto, coordenador do projeto, conta que a partir desse momento, houve a necessidade de atender e cuidar da saúde mental dos alunos da Universidade para que eles obtivessem melhor desempenho em suas atividades e no próprio cotidiano.

“Um aluno me chamou a atenção quando me disse que não estava conseguindo vir às aulas porque não tinha condições. Lhe faltavam recursos financeiros para isso. Então, comecei a me dar conta de que o desempenho e a motivação dos estudantes com a formação na graduação estavam diretamente relacionados a um contexto tanto socioeconômico quanto psicológico”, afirma o professor.

O projeto assiste os estudantes da UFPA e seus familiares. Atualmente, psicólogos, assistentes sociais, técnicos e bolsistas trabalham na clínica para que o paciente seja atendido com eficiência. As consultas são de 50 minutos, semanalmente, e por meio delas o aluno tem um encaminhamento específico de acordo com sua necessidade.

No programa, também são citados pelos convidados os diversos problemas que o discente pode enfrentar dentro do ambiente universitário. Situações de tensão e estresse como apresentação de trabalhos, provas e a própria dificuldade de inserção e socialização com grupos sociais podem criar uma experiência negativa na academia.

Além disso, a assistente social Daniela Leite comenta que apesar das recentes discussões sobre saúde mental, percebe-se que esse tema ainda é um tabu na sociedade.

“Ainda há muita resistência quando se trata de saúde mental. E também há negligência, pois a queixa é adiada e a pessoa só procura auxílio quando está em um estágio maior de sofrimento. Além disso, a dificuldade que eles trazem é de contar pra família do que está passando. Então, a gente precisa reforçar a importância de cuidar da saúde metal assim como cuidamos do nosso corpo”, diz.

Para mais detalhes sobre o projeto Clínica de Psicologia – Um olhar em atenção à saúde mental dos estudantes da UFPA, se ligue nesta edição do UFPA Comunidade!

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção: Giullia Moreira

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.