Física teórica para o ensino-aprendizagem

O projeto Investigação em Física Teórica e Computação algébrica para o Ensino Aprendizagem é o tema desta edição do Universidade Multicampi, que recebe a professora da UFPA do campus Bragança, Alessandra Nascimento Braga.

O projeto utiliza parâmetros da Computação Algébrica para auxiliar os estudos nas áreas de Quântica de Campos e de Mecânica Quântica. Nesses campos são desenvolvidos estudos que buscam descrever os sistemas físicos e estudar partículas com dimensões próximas ou abaixo da escala atômica.

De acordo com a professora Alessandra Braga, a Física teórica é a linguagem matemática utilizada como meio de comunicação com a natureza. Para ela, essa relação permite entender diferentes comportamentos e fenômenos, já que é possível desenvolver a aplicabilidade dos conceitos estudos. Por exemplo, nos transistores, utilizados em diversos aparelhos eletrônicos comuns no cotidiano.

No bate-papo com o apresentador Joel Cardoso, a pesquisadora fala também sobre sua carreira acadêmica, outros projetos realizados na linha de pesquisa de teoria quântica, a discussão sobre o processo de ensino-aprendizagem na Física.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e Roteiro: Joel Cardoso
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h e sábado, às 19h.