I Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita

“É um processo de formação totalmente colaborativo que visa trazer o tempo todo o compartilhamento de experiências e a cooperação, destacando toda a potência da escola como lócus de formação docente”. A frase é a da professora Elizabeth Orofino, coordenadora do “I Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita”, ao explicar o objetivo do evento que será realizado no dia 23 de março na Universidade Federal do Pará (UFPA.

A iniciativa é do Laboratório Sertão das Águas (LASEA), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). A intenção é trazer para diálogos temáticas ligadas a formação de docentes e ao ensino aprendizagem, dentro do contexto amazônico. “É fundamental que a gente sempre pense que o processo de leitura e de escrita, como diz Paulo Freire, tem uma leitura da sua palavra-mundo. Se formos pensar em termos de globalização, nós precisamos pensar o tempo todo o global e o local. Então é fundamental que no processo de alfabetização, nós possamos também fazer a leitura dos lugares onde estamos”, ressalta Elizabeth Orofino.

O “I Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita” vai contar com a com a participação das professoras Carmem Sanches, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e Ivanete Pinho Gomes, professora do município de Igarapé Miri e graduanda do curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor/UFPA).

A programação será aberta para alunos de graduação; professores do ensino básico, médio e superior; coordenadores; técnicos e demais interessados na área da alfabetização. Confira mais detalhes sobre a importância do evento nesta edição do UFPA Entrevista.

Além da professora Elizabeth Orofino, participam do programa a professora Roseane Norat e a estudante de arquitetura Giullia Furtado, do Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação (LACORE-UFPA), responsável pela marca e identidade visual do “I Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita”.

Serviço: O “I Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita” será realizado no dia 23 de março de 2018, das 14 às 17h, no Centro de Eventos Benedito Nunes da UFPA. Inscrições podem ser feitas pelo site do LASEA.

O UFPA Entrevista vai ao ar segunda-feira, às 15h.
Horários alternativos: Terça-feira, às 19h; Quarta-feira, às 15h; e Quinta-feira, às 19h.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Graziela Ferreira