Uso da compostagem na UFPA

O uso da compostagem na UFPA para o reaproveitamento do lixo orgânico produzido na instituição é o principal objetivo do projeto de extensão “O uso da compostagem como instrumento de educação ambiental na Cidade Universitária ‘Prof. José da Silveira Netto’”.

Diariamente, no campus universitário, em Belém, são produzidos cerca de 3.986 kg de resíduos. Desse total, mais de cinquenta por cento são compostos de matéria orgânica. É para contribuir com o destino adequado desse tipo de lixo que surge a iniciativa da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA.

O trabalho começou em 2016 como um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Inicialmente eram feitas pesquisas para a criação de um adubo com os resíduos disponíveis na Universidade. “Nós estamos diante de um local que tem toda matéria prima para produzir esse composto orgânico”, comenta a professora Risete Braga, coordenadora do projeto.

Em 2017, a ação se transformou em projeto de extensão passando a trabalhar com a comunidade interna e externa da UFPA. O objetivo é proporcionar atividades que auxiliem as pessoas a lidarem com a parcela orgânica do lixo produzido por elas. “Nós, enquanto instituição de ensino, pesquisa e extensão precisamos desenvolver trabalhos dentro da instituição”, afirma a professora Valdívia Costa, subcoordenadora do projeto.

De acordo com a professora Valdívia, o sistema de coleta seletiva da Universidade Federal do Pará envia os recicláveis para os catadores que dão o tratamento adequado ao material. Já os resíduos orgânicos ainda não têm um fim correto por meio do sistema. Por isso, o trabalho com o uso da compostagem na UFPA vem mostrar como se faz o tratamento correto dos resíduos orgânicos, além da importância disso para toda a sociedade.

Dessa forma, o projeto oferece cursos e oficinas para a comunidade acadêmica e não acadêmica. A intenção é ensinar o processo de compostagem para que as pessoas também possam fazer em suas casas, em escala não industrial. Essa ação, além de promover o destino correto dos restos orgânicos também resulta em um produto que poderá ser usado em casa de forma benéfica, que é o adubo.

Para saber mais sobre o projeto de extensão “O uso da compostagem como instrumento de educação ambiental na Cidade Universitária ‘Prof. José da Silveira Netto’”, não perca esta edição do UFPA Comunidade!

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Bruna Rocha
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.