As diferentes linguagens na formação docente

Uma sala de aula diferente, onde quadro e giz cedem espaço à contação de histórias, ao teatro, à dança e a outras linguagens alternativas. “A importância dessas diferentes linguagens na formação docente” é o assunto do programa UFPA Ensino desta semana.

Para falar sobre o tema convidamos os professores Fernando Maués, Isabel Rodrigues, Ana Selma Cunha e Marta Ferreira. Eles destacam os benefícios e desafios do uso dessas metodologias no processo de ensino aprendizagem, da educação básica a graduação, sobretudo nos cursos que trabalham com a formação de professores.Para o professor da Faculdade Letras da UFPA, Fernando Maués, “o ser humano tem a capacidade de aprender através das narrativas”. No entanto, ele destaca que existe uma resistência nas salas de aula, por causa da cultura social que prioriza os métodos tradicionais de ensino focado apenas no conteúdo programático.Apesar dessa realidade, cada vez mais surgem iniciativas como o Projeto Integrado Núcleo de Práticas e Linguagens Docentes da UFPA. A coordenadora Isabel Rodrigues conta que a equipe está sempre em busca de parcerias com grupos e institutos de dentro e fora da universidade. “Nós organizamos todo um trabalho, um cronograma, para esses momentos que são das rodas, dos minicursos, do letramento acadêmico, que são necessidades colocadas pelos alunos”, explica a professora.

Por atuar como formadora na Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), a professora Marta Ferreira afirma que um dos métodos que utiliza na formação com os professores é “tentar criar essa ambiência que se aproxima da sala de aula, com jogos e dinâmicas de grupo”.

Sobre as leis que regulamentam o uso de diferentes métodos nas escolas, a professora das redes municipal e estadual de educação, Ana Selma Cunha, destaca o Plano Nacional da Educação “quando ele estipula nas suas ações esses trabalhos diferenciados que acabam encampando a ideia de que essas outras linguagens também são extremamente necessárias no processo de ensino aprendizado.