Educação e Saneamento

O UFPA Ensino desta semana aborda o tema Educação e Saneamento. Para discutir o assunto participam do programa o professor Rodrigo Rodrigues da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA) e o Engenheiro Sanitarista e Ambiental Francyhelton Nery, da entidade Jovens Profissionais do Saneamento. O programa conta ainda com o depoimento da oceanógrafa Micaela Valentim, diretora de comunicação e mobilização da Ame Tucunduba.

Para Francyhelton Nery “o maior desafio da educação e do saneamento é fazer com que a sociedade participe junto com a equipe técnica, junto com o governo local e federal”. O engenheiro destaca que esse olhar mais social é uma mudança que ele vem observando com o passar dos anos na graduação.

NA FAESA / UFPA, por exemplo, os projetos técnicos que visam promover o saneamento utilizam processos educacionais para envolver as comunidades. O resultado pode ser uma transformação de pensamentos e hábitos. “A gente pode fazer com que a população tenha senso crítico para saber cobrar pelos seus direitos”, afirma o professor Rodrigo Rodrigues.

Um projeto de destaque inspirado na educação e que discute o saneamento em Belém é a organização Ame o Tucunduba que existe desde 2016. Segundo Micaela Valentim, uma das co-fundadoras, “a missão da Ame é, a partir de práticas educativas voltadas para juventude, fomentar a gestão participativa da bacia hidrográfica do Tucunduba”.  A jovem compartilha as principais iniciativas realizadas até o momento. Um deles é o “Fala Tucunduba” selecionado no edital da Brazil Foundation e a campanha “Abrace os Rios da Amazônia”, que recebe doações até 27 de novembro.

Os convidados traçam um panorama do saneamento no país e os principais impactos na vida dos cidadãos, além de discutirem as disciplinas da graduação que relacionam educação e saneamento, os projetos de ensino, pesquisa e extensão, e as políticas públicas destinadas às melhorias na área. Confira e saiba mais sobre educação e saneamento neste programa UFPA Ensino.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Agência Brasil

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.

Compartilhe !

Id:5062

Pular para o conteúdo