A importânica do ensino de Arte na educação brasileira

No UFPA Ensino desta semana, você confere um bate-papo sobre a importância da obrigatoriedade do ensino de Arte nas escolas de todo o País, desde a educação infantil até o ensino médio.

Para falar sobre o assunto, convidamos a professora Nélia Fonseca, que é representante no Pará da Federação de Arte Educadores do Brasil, e a professora Ana Del Tabor, da Faculdade de Artes Visuais da UFPA.No programa, as convidadas destacam ainda pontos polêmicos da Reforma do Ensino Médio proposta pelo Governo Federal, e que, atualmente, tramita no Senado como PLV 34/2016.O projeto original previa a não obrigatoriedade das disciplinas Arte, Educação Física, Filosofia e Sociologia no ensino médio. Mas depois de intensos protestos que culminaram na ocupação de várias unidades de ensino em 2016, as matérias foram reinseridas no Projeto de Lei de Conversão que deve ser votado até o dia 02 de março pelos senadores.

“Eu não sou contra a Reforma do Ensino Médio. Eu penso que a gente tem que fazer sim uma reforma, mas acho que ela tem que ser muito mais discutida com a sociedade, com os estudantes, com os professores”, afirma a professora Nélia Fonseca.