“Projeto Rádio Escola”
UFPA Ensino
Rádio Web UFPA
O projeto Rádio Escola, que trabalha com educomunicação em escolas públicas de Belém, está em destaque nesta edição do UFPA Ensino. No programa, que também celebra os 14 anos da Rádio Web UFPA, a jornalista Elissandra Batista conversa com os professores e radialistas Elvis Lira e Benedito Fialho, que coordenam o projeto Rádio Escola, pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE-Belém), da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Também estão no UFPA Ensino, o professor Carlos César e a estudante Emily Santos, que participam do projeto pela Escola Estadual Aldebaro Klautau.
O principal objetivo da Rádio Escola é incentivar o protagonismo estudantil por meio da produção de programas educativos em diversas linguagens e formatos, incluindo humorísticos e radionovelas. Um trabalho que também ajuda no desempenho dos alunos em várias habilidades tanto educativas, quanto sociais. “A gente desenvolve mais a nossa comunicação e melhora a nossa forma de escrever, principalmente, para quem trabalha elaborando os roteiros dos programas. Mas, em todas as áreas, a gente consegue se desenvolver mais participando do projeto Rádio Escola”, ressalta Emily Santos.
A estudante do Ensino Médio participou, em 2022, da Mostra de Rádios Escolares Estaduais de Belém (Morebel) e conquistou o primeiro lugar com o programa denominado “Como a desigualdade social afeta na educação”. Juntamente com uma equipe da Escola Aldebaro Klautau, do bairro do Tapanã, a Emily e vários estudantes de outras unidades de ensino, de Belém, apresentaram os trabalhos, ao vivo, para um grupo de jurados formado por uma banca de jornalistas e radialistas experientes no mercado.
Realizada há cinco anos, a Morebel é uma das iniciativas do projeto Rádio Escola que também desenvolve ações com os estudantes durante a Feira do Livro. “É o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIEB), da SEDUC, que organiza o estande na Feira do Livro. Então o projeto Rádio Escola é convidado para participar do estande. E, assim, a gente convida as escolas e o alunos têm que produzir e apresentar um programa de rádio de duas a três horas, geralmente. E diferente da Morebel, na Feira do Livro não é uma competição. É só uma das nossas ações: levar os alunos da Rádio Escola para participar da Feira do Livro”, explica Elvis Lira.
Para fazer parte do projeto Rádio Escola, as instituições de ensino devem entrar em contato com a SEDUC. A partir desse contato, o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) realiza palestras e oficinas de linguagem radiofônica, locução, produção de roteiros, gravação e edição de áudio, para que o projeto possa ser implementado nas escolas interessadas. Na Aldebaro Klautau, por exemplo, o empenho dos estudantes e professores é fundamental para que as produções sejam, cada vez mais, incorporadas no projeto político e pedagógico da Instituição.
De acordo com o professor Carlos César, os estudantes chegam até a cobrar da coordenação a execução de novos programas. “Isso porque os alunos que participam do projeto aprendem muito. Os professores de português estão diretamente envolvidos nessa questão. Mas os assuntos vão surgindo e os alunos vão tendo a necessidade de perguntar para os professores das outras disciplinas: história, geografia, matemática. Então eu sempre incentivo os alunos a procurarem ajuda com os professores das disciplinas correspondentes aos assuntos e temas que eles escolhem para os programas de rádio. E isso também ajuda a desenvolver várias habilidades”.
Além das ações do projeto Rádio Escola, que inclui as atividades na Feira do Livro e na Morebel, a ainda a produção de podcasts educativos, o NTE-Belém também faz uma abordagem tecnológica do uso do rádio como metodologia de ensino em sala de aula. “A mídia rádio pode ser usada pelo professor como uma metodologia ativa para difundir o conteúdo ministrado. Por meio das orientações do professor, os alunos pesquisam o assunto, escrevem sobre e, depois, o professor roteiriza o tema adaptando para a linguagem radiofônica, por fim produzindo um programa de rádio educacional”, destaca o professor Benedito Fialho.
Para conhecer a história, as conquistas e desafios do projeto Rádio Escola não perca esta edição especial do UFPA Ensino. No programa você também acompanha depoimentos dos alunos Nicolas Gabriel e Emily Mikely, da Escola Aldebaro Klautau, que também ressaltam a importância da participação no projeto para o ensino aprendizado na educação.
Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Lívia Leoni
Gravação e Montagem: João Nilo e Denize Ramos
Supervisão e edição: Elissandra Batista