“Especialização em Jornalismo de Dados”
UFPA Entrevista
Rádio Web UFPA
A Especialização em Jornalismo de Dados, Inteligência Artificial e Pesquisa Netnográfica é o tema em destaque desta edição do UFPA Entrevista. A jornalista Elissandra Batista conversa com a professora e diretora da Faculdade de Comunicação da UFPA, Kalynka Cruz, sobre a importância de saber como procurar, tratar, organizar e transformar dados em informações acessíveis para a sociedade.
Na era da informação digital, o Jornalismo de Dados emerge como uma abordagem fundamental, permitindo que os profissionais extraiam insights significativos de grandes conjuntos de informações. Enquanto isso, a Inteligência Artificial (IA) ajuda a automatizar tarefas, personalizar conteúdo e gerar relatórios. Assim, ao mesmo tempo, a pesquisa Netnográfica permite uma compreensão aprofundada das interações e culturas no ciberespaço.
“O primeiro desafio que enfrentamos é que muitos profissionais de comunicação, assim como outros interessados em dados, muitas vezes acreditam que lidar e trabalhar com dados é algo reservado apenas para os profissionais de computação. No entanto, a realidade é que é totalmente possível e altamente acessível que jornalistas, profissionais de comunicação e outros que trabalham com materiais, dossiês e documentações também se familiarizem e aproveitem esse conhecimento”, destaca a professora Kalynka Cruz.
Nesse sentido, a Especialização em Jornalismo de Dados, Inteligência Artificial e Pesquisa Netnográfica foi pensada para atender um público amplo, desde iniciantes completos em relação ao tema até aqueles que já têm algum conhecimento sobre o assunto, eliminando qualquer insegurança que os participantes tenham ao explorar o ciberespaço e entrar no mercado de dados, desmistificando a ideia de que é uma tarefa complexa e inacessível.
“Começamos com uma introdução sobre o ciberespaço, bem como os conceitos fundamentais do Jornalismo e do Jornalismo de Dados. Em seguida, avançamos para um percurso técnico, onde ensinaremos às pessoas a coletarem e tratarem os dados, parte que a as pessoas acham que não conseguem. E a partir daí, adentramos na metodologia e nas atividades práticas, onde os alunos vão criar produtos, matéria e pesquisas com base nos dados obtidos ”, explica a idealizadora do curso.
As aulas serão ofertadas na modalidade à distância de forma online, aos sábados, nos períodos da manhã e tarde, com duração de quatro horas por turno. Para Kalynka Cruz, “a expectativa é de que os nossos profissionais se apropriem desse conhecimento e assim possam ser protagonistas e detentores desses dados, produzindo e fornecendo informações de qualidade, especialmente sobre a Amazônia, para fora da região e não a gente ler sobre a gente por outros olhares”.
As inscrições para a Especialização em Jornalismo de Dados, Inteligência Artificial e Pesquisa Netnográfica seguem até o dia 03 de novembro de 2023, no site www.jornalismodedadosufpa.com. Todos os detalhes você confere nesta edição do UFPA Entrevista.