Dimensão socioambiental dos professores de Ciências Naturais

A Dimensão Socioambiental na Formação de Professores de Ciências Naturais da UFPA é o tema do projeto de pesquisa da professora Darlene Ferreira, vice coordenadora do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), no município de Breves, na Ilha do Marajó.

De acordo com a pesquisadora, o interesse pelo aspecto socioambiental começou ainda na graduação, por meio de aulas exploratórias. A partir daí, a trajetória acadêmica permitiu a professora uma percepção mais ampla do tema, atenta para a importância da relação indissociável entre meio ambiente e o meio social.

“Quando você destrói um rio, não é apenas um ecossistema aquático que está sendo destruído, você destrói um modo de vida, culturas, populações ribeirinhas que precisam do rio. Muda toda uma economia e até mesmo valores religiosos”, explica Darlene Ferreira.

Na pesquisa “Dimensão Socioambiental na Formação de Professores de Ciências Naturais da UFPA”, foram analisados os projetos de conclusão de curso de Ciências Naturais dos campus de Breves, Cametá, Bragança e Belém.

O trabalho está estruturado em duas dimensões. A primeira, investiga como os aspectos socioambientais estão inseridas no projeto pedagógico do curso de Ciências Naturais. E a segunda dimensão busca entender como os professores inserem esses aspectos nas aulas ministradas.

Para a professora Darlene, trabalhar com os temas socioambientais na formação dos professores é tentar divulgar a complexidade do assunto que ainda precisa de uma melhor compreensão por parte de toda a sociedade. Para entender melhor o problema, acompanhe esta edição do Universidade Multicampi.

No programa, a pesquisadora também destaca um pouco da sua trajetória acadêmica e do trabalho em sala de aula. As áreas de atuação do professor de Ciências Naturais e o projeto ‘‘Cenas e Cenários Socioambientais do Marajó das florestas: Produzindo Imagens e Conectando Saberes’’ também estão na pauta deste Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Graziela Ferreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.