FADESP: Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa

Em mais uma série de programas sobre os órgãos de administração superior da Universidade Federal do Pará, o UFPA Entrevista convida a Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa (Fadesp). No programa, recebemos o diretor executivo da fundação e professor, Fernando Arthur Freitas Neves.

“A Fundação é a grosso modo uma agência da passagem das tecnologias, dos serviços, dos conhecimentos gerados na Universidade para os governos, empresas e terceiro setor de forma geral”.

É com essas palavras que o diretor inicia tratando da Fadesp, uma instituição sem fins lucrativos que apoia projetos e gerencia recursos de ações ligadas à extensão, pesquisa e ensino nas instituições superiores da Amazônia financiadas por órgãos como o CNPQ e BNDES.

O diretor explica à comunidade acadêmica, sobre as principais atividades desenvolvidas pela Fadesp na UFPA.  Em geral, elas têm relação com apoio à pesquisa e ao desenvolvimento institucional, concursos públicos, de cursos de qualificação profissional, de aperfeiçoamento, de línguas estrangeiras e pós-graduação.

O professor também frisa que a Universidade Federal do Pará não é a única atendida pela Fadesp. A UNIFESSPA, UFRA, UFOPA são algumas das instituições contempladas, junto com a mais nova conveniada: o Instituto Federal do Pará (IFPA), que em fevereiro deste ano foi registrado no Ministério da Educação para ser representado pela Fundação.