I Congresso Internacional de Autismo da Região Norte

Nesta edição do UFPA Entrevista, a Rádio Web UFPA recebe a Prof. Janiby Oliveira, organizadora do I Congresso Internacional de Autismo da região Norte (I CIANORTE). A professora fala sobre os desafios do processo de inclusão de pessoas com autismo nas escolas e no mercado de trabalho e fala um pouco sobre o I CIANORTE.

O congresso tem como objetivo divulgar a produção científica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para pais, professores estudantes e a sociedade geral, tendo como uma das características o protagonismo de pessoas com autismo, como conta a professora:

“Nós queríamos que a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista fosse protagonista dessa história, fosse o protagonista do congresso. Aí nós trouxemos dois palestrantes que é o Thiago Melo, ele é diagnosticado com autismo, ele é formado em biologia e mestre em biodiversidade; e nós temos a Naty Sousa que ela é influenciadora digital, descobriu o diagnóstico de autismo agora, com 21 anos de idade”

O evento também contará com a participação do Doutor Frederico Duque, da Universidade de Coimbra, e da pesquisadora do Hospital Albert Einstein, Karina Griese.

O I Congresso Internacional de Autismo da região Norte, ocorre de 25 a 27 de setembro de 2019, no Centur. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas no Centur (Av. Gentil Bitencout, 650, das 14h às 17h); no CIIC (Av. Almirante Barroso 1765, entre Tv. Angustura e Tv. Barão do Triunfo. das 15h às 17h); e na CoAcess (UFPA – Bloco C, das de 8h às 12h). Para mais informações acesse o site.

Ouça outros programas sobre a temática do autismo

UFPA ensino – aprendizagem de alunos com autismo e TDAH: https://tinyurl.com/y8lhgyln
Saest e você – Ações para alunos com autismo: https://tinyurl.com/ybys5293

Apresentação, produção e roteiro: Áurea Garcia
Gravação e montagem: João Nilo
Direção: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.