I Seminário Direito à Cidade

“I Seminário Direito à Cidade”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

O I Seminário Direito à Cidade é o assunto em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. No programa, a Jornalista Elissandra Batista conversa com Dara Neto, coordenadora nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e organizadora do evento. Uma parceria entre o MLB e o Instituto de Ciências da Educação (ICED), o seminário vai ocorrer nos dias 20 e 21 de junho de 2023, no auditório do ICED, localizado no campus da UFPA, no bairro do Guamá, em Belém.

No UFPA Entrevista, Dara Neto destaca que um dos objetivos do I Seminário Direito à Cidade é reunir os movimentos sociais que discutem reforma urbana e a questão dos direitos da população, para aprofundar as principais demandas e contribuir na luta organizada por moradia digna. Além disso, Dara reforça a importância da parceria com a UFPA.  

“Quando a gente consegue levar a Universidade para o chão da fábrica, a gente consegue mudar totalmente a realidade, elevar o nível de consciência e construir atividades em conjunto. Esse é o ponto nodal do processo, dessas experiências que nós já tivemos. E sem contar que é um retorno, que era para ser natural mas não é, que a universidade deveria estar a serviço, literalmente, do nosso povo”.   

Nesse contexto, a programação do I Seminário Direito à Cidade abordará temas como reforma urbana e socialismo, e o retorno do programa Minha Casa Minha Vida. Além disso, o evento contará com grupos de trabalho para discutir assuntos incluindo “O que foram as ocupações urbanas durante a pandemia”, e, ainda, “Por que as mulheres ocupam?”, GT organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário, que conta com o apoio do MLB, no Pará.

Criado em 1999, o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas organiza famílias das periferias de todo o Brasil. Na capital paraense, o MLB atua há 13 anos, em três bairros: Jurunas, Pratinha e Maracangalha. O movimento busca, principalmente, a construção de cidades democráticas e, também, denuncia o alto preço dos aluguéis e a especulação imobiliária.

“O centro das cidades é um lugar onde é garantido saneamento básico. É onde tem as melhores escolas, por onde passam todos os transportes e isso também é negado pra gente. Então, ocupar os centros das cidades é demarcar espaços e dizer que o povo também merece viver nos centros urbanos e ocupar esses empreendimentos que hoje estão ai para a especulação imobiliária”, explica Dara Neto.

Assim, o I Seminário Direito à Cidade será um momento para troca de informações e dúvidas. Para saber mais sobre o evento e, também, o que é reforma urbana e porque ela é defendida para o combate à desigualdade social no País, não perca está edição do UFPA Entrevista.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção e roteiro: Denily Carvalho

Gravação e montagem: Denize Ramos e João Nilo

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Compartilhe !

Id:13372

Pular para o conteúdo