“Edital IARA”
UFPA Entrevista
Rádio Web UFPA
O programa de Inovação e Aceleração na Região Amazônica (IARA) está com o segundo edital aberto, dessa vez, para iniciativas dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Rondônia e Maranhão. O objetivo é selecionar coletivos interessados em colocar a defesa da Amazônia no centro do debate eleitoral de 2022. Até 10 organizações serão selecionadas para uma jornada de seis meses de aceleração nos eixos de desenvolvimento de campanhas, fortalecimento institucional e aporte financeiro de 40 mil reais.
As inscrições vão até o próximo dia 01 de maio. E os detalhes sobre o processo de seleção e participação do edital você confere nesta edição do UFPA Entrevista. No programa, a jornalista Elissandra Batista conversa com Ana Clara Toledo, coordenadora de estratégia do Laboratório de Clima da Purpose, uma organização global que trabalha desenvolvendo campanhas e estratégias de mobilização pública.
Com isso, a intenção é criar novas narrativas para mobilizar audiências estratégicas por causas globais a partir de uma perspectiva local. Além disso, a Purpose faz parceria com ativistas, organizações sociais, empresas e entidades filantrópicas pioneiras no Brasil e ao redor do mundo. Os escritórios da Purpose estão em seis regiões chave: São Paulo, Nova York, Londres, Nairóbi, Sidney e Nova Delhi.
A IARA faz parte do Laboratório de Clima da Purpose. “A IARA é esse programa de aceleração que foi criado para fortalecer organizações e coletivos ativistas da Amazônia, tanto no seu desenvolvimento institucional, ou no seu desenvolvimento enquanto organização, quanto no desenvolvimento de campanhas e de projetos de mobilização”, explica Ana Clara Toledo.
O programa de aceleração, previsto no segundo edital IARA, ocorrerá de junho a novembro, por meio de 11 oficinas online e um encontro presencial, para compartilhar metodologias e experiências de desenvolvimento institucional e construção de campanhas. Além disso, cada iniciativa contará com uma mentora de gestão e uma mentora de campanhas, que darão apoio personalizado aos grupos, provendo direcionamentos estratégicos para seu desenvolvimento. Em cada fase da aceleração, as iniciativas poderão acessar consultores especializados em diferentes áreas de conhecimento.
Ana Clara Toledo explica ainda que, no momento da inscrição, cada um dos coletivos e das organizações devem inscrever uma proposta de campanha para desenvolver ao longo da aceleração. “E aqui a gente está falando em campanhas de incidência no debate eleitoral, ou seja, que procure mobilizar pessoas para incidir positivamente nos resultados das eleições desse ano”.
Dessa forma, o principal objetivo da IARA, segundo Ana Clara, é ajudar a eleger candidatos que sejam comprometidos com a proteção da Amazônia e dos seus cidadãos. “Assim, a gente quer desenvolver juntos campanhas que são focadas em influenciar os próprios eleitores, campanhas que são focadas em capacitar as candidaturas ou influenciar os planos de governo dos candidatos e também em campanhas de combate à desinformação e fake news”.
Para se inscrever no edital IARA, é necessário fazer parte de um coletivo, organização, associação, movimento de base ou instituto de pequeno e médio porte que sejam sem fins lucrativos; atuar e ser baseado no Amazonas, Pará, Rondônia, Maranhão e/ou Amapá; ter sido fundado há no mínimo um ano e já ter realizado ao menos um projeto ou campanha de mobilização para criar melhores condições de vida para as populações e a natureza. Serão priorizados grupos compostos por jovens, mulheres, pessoas indígenas e de comunidades tradicionais e pessoas negras. O edital completo está disponível no site da aceleradora: http://www.iaraedital.com.br/.
Serviço
Edital IARA
Inscrições: até 01 de maio de 2022
Onde: www.iaraedital.com.br
Redes sociais
Instagram: @iara.edital