LACIGS+ (Liga de Cuidados Integrais à Diversidade Sexual e de Gênero)

“UFPA ENTREVISTA – LACIGS+”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

A LACIGS+ (Liga de Cuidados Integrais à Diversidade Sexual e de Gênero) está em pauta nesta edição do UFPA Entrevista. Sobre o trabalho, atuação e atividades da LACIGS+, a jornalista Elissandra Batista conversa com Aline Queiroz e Rodrigo Leão, que fazem parte da coordenação da Liga, na capital paraense.

Multidisciplinar e interinstitucional, a Liga de Cuidados Integrais à Diversidade Sexual e de Gênero reúne estudantes e profissionais de diferentes cursos e de várias Instituições de Ensino Superior (IES). Diante da falta de informação e conhecimento nas salas de aula sobre diversidade sexual e de gênero, a ideia de criar a Liga surgiu em 2017.

Dessa forma, um dos objetivos da LACIGS+ é contribuir com a formação de profissionais capazes de lidar com a diversidade de corpos, gêneros e orientações sexuais. “Percebemos que tínhamos futuros psicólogos, advogados e médicos, por exemplo, que não tinham noção da vivencia de corpos dissidentes de pessoas lésbicas, trans, bissexuais”, pontua o mestrando em psicologia pela UFPA e coorientador da LACIGS+, Rodrigo Leão.  

Atualmente, a Liga é formada por estudantes e profissionais das áreas de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia, Direito, Serviço Social, Letras e História. De forma presenciais e online, o grupo realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio do projeto de pesquisa em Direito, Raça, Gênero e Saúde da População LGBT+, e, ainda, com ações lúdicas em escolas, além do podcast Diversivozes.

Assim, a equipe auxilia na construção de debates, espaços e ações para que pessoas LGBTQIAP+ possam viver de forma digna e cidadã. “Muitas pessoas entram na liga não só para ter conhecimento sobre a temática, mas como um espaço para construir políticas públicas, construir um espaço seguro para as nossa vivencias enquanto corpos dissidentes aqui em Belém do Pará”, destaca Aline Queiroz, diretora geral da LACIGS+ .

Em 2023, a Liga realizou a segunda edição do evento (RE)EXISTIR, com reflexões e debates sobre identidades dissentes que existem e resistem na Amazônia. Além de exibições de filmes, apresentações musicais, feirinha de economia criativa e exposição de artistas visuais, o evento destacou a temática ambiental e os impactos das mudanças climáticas na vida dos LGBTQIAP+ Amazônidas.

“A gente está falando sobre diversidade sexual e de gênero, mas existem outros atravessamentos, existe a questão do território, do meio ambiente que impacta diretamente na nossa construção de identidade e na nossa vivência, porque como é que a gente vai visar um bem viver se a gente não tem coisas básicas, se a gente não tem moradia, se a gente não tem saneamento básico, se a gente sofre por diversos problemas ambientais”, questiona Aline Queiroz.

Para conhecer mais o trabalho da Liga de Cuidados Integrais à Diversidade Sexual e de Gênero (LACIGS+) e entender a importância de lutar e contribuir pelo fim do preconceito, não perca esta edição do UFPA Entrevista.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção: Giovanna Martini e Lívia Leoni

Gravação e montagem: João Nilo e Denize Ramos

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Imagem: Acervo da LACIGS+

Compartilhe !

Id:12529

Pular para o conteúdo