Museu do Açaí

Nesta edição do UFPA Entrevista conversamos com a professora Ligia Simonian, doutora em antropologia, professora e pesquisadora no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos e atualmente coordenadora do Museu do Açaí. A professora fala sobre como surgiu a ideia da criação do Museu a partir de uma exposição multimídia sobre o fruto

Observando o contexto envolvido na cultura do açaí, desde as práticas extrativas, passando por sua relevância ecológica, socioeconômica e cultural, a professora conta que esses diferentes aspectos envolvidos na temática dos recursos naturais têm sido valorizados em museus de outros estados e países, porém ainda pouco explorados na Pan-Amazônia.

“Se faz parte do cotidiano, da economia e da cultura por que não criar um museu?”, indaga Ligia Simonian se referindo à economia que gira em torno do açaí tanto no âmbito local quanto para exportação. A pesquisadora explica que o planejamento da implantação do Museu envolve também a criação de um centro de pesquisa, pois, segundo a professora, já existem várias patentes criadas com o açaí e poucas são da região amazônica, onde o fruto está envolvido nas práticas alimentares, no manejo e no contexto sociocultural de diferentes populações.

Uma das propostas do Museu do Açaí é justamente exaltar esses aspectos culturais que permeiam o cultivo e coleta da fruta em artes como o ballet do açaí, valorizando também o processo agroextrativista e de consumo desse recurso. Ligia Simonian relata, ainda, os desafios relacionados ao processo de consolidação do Museu que depende, por exemplo, da alocação de recursos.

Para saber mais sobre a iniciativa do Museu do Açaí se ligue nesta edição do UFPa Entrevista.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Raquel Trindade
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Ascom Emater / Agência Pará

O UFPA Entrevista vai ao ar todas as segundas-feiras e quartas-feiras, às 15h, e nas terças e quintas às 19h.

Compartilhe !

Id:5593

Pular para o conteúdo