“1° Qualijor Amazônia”
UFPA Entrevista
Rádio Web UFPA
O 1° Qualijor Amazônia – Simpósio Nacional de Qualidade Jornalística – é o destaque nesta edição do UFPA Entrevista. No programa a apresentadora Elissandra Batista conversa com a professora da Faculdade de Comunicação da UFPA, Ana Lúcia Prado, coordenadora do evento, que será realizado entre os dias 05 e 07 de dezembro de 2023. Em pauta, a programação e a importância de debater temas relacionados a jornalismo, meio ambiente e Amazônia.
Assim, a professora Ana Prado explica que o objetivo do 1° Qualijor Amazônia é debater e fortalecer a qualidade da informação jornalística produzida no Brasil. Uma forma de combater a difusão de conteúdo falso nos meios de comunicação, considerando que a qualidade e a veracidade do jornalismo foi colocada em xeque nos últimos anos, principalmente, por atores sociais que objetivam vantagens e ganhos indevidos na esfera política e econômica.
“A gente sentiu a necessidade de produzir um espaço de debate que pudesse convergir com os principais problemas das disfunções informativas e as interfaces de outros campos com o Jornalismo e como isso impacta na qualidade da informação que a gente consome hoje”, reforça a professora Ana Lúcia Prado.
Assim, o evento vai discutir tópicos importantes relacionados a qualidade do Jornalismo contemporâneo, abordando pautas como o Jornalismo independente e a cobertura da Amazônia, práticas comunitárias na produção de notícias, bem como questões relacionadas à violência, perseguição e desafios enfrentados no exercício profissional dos jornalistas.
Além disso, haverá discussões sobre os impactos da Inteligência Artificial na qualidade do Jornalismo e a interseção entre Jornalismo e Ciência. Para isso, o Qualijor Amazônia contará com a participação de diversos palestrantes que se dedicam a promover a excelência jornalística, proporcionando o diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.
“Vamos trazer palestrantes para discutir o tema e suas várias interfaces com o campo da qualidade da informação jornalística, como a accountability, a questão da ética, a questão de instrumentos de avaliação, a questão de desinformação. A gente quer que o conhecimento produzido em torno disso seja estimulado na sociedade”, explica a professora Ana Lúcia Prado.
Preocupado também com o meio ambiente, o simpósio vai promover ações voltadas para sustentabilidade a partir da coleta de jornais, livros, revistas e materiais diversos que serão selecionados entre doação e reciclagem, para que sejam destinados a bibliotecas comunitárias e cooperativas próximas a Universidade Federal do Pará.
Os interessados em apresentar trabalhos no 1° Qualijor Amazônia devem submeter resumos expandidos até o próximo dia 31 de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo link https://qualijor-amazonia14.webnode.page/, disponível no perfil @QualijorAmazônia, no Instagram.
Para saber mais sobre a programação do 1° Simpósio Nacional Sobre Qualidade Jornalística na Amazônia e, ainda, ficar por dentro de todos os detalhes para as submissões de trabalhos, não perca esta edição do UFPA Entrevista.