“Da Rasa de Açaí à Garrafa de Klein: a Matemática está em tudo!”.

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT), o programa UFPA Entrevista apresenta o projeto “Da Rasa de Açaí à Garrafa de Klein: a Matemática está em tudo!”.

A iniciativa é da Assessoria de Educação a Distância (AEDI) e foi selecionada por uma chamada pública do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para ações de todo o país a serem realizadas durante a SNCT 2017.

Neste programa conversamos com o professor Dr. Márcio Nascimento, um dos coordenadores do projeto, que comenta sobre as ações que serão realizadas no período de 23 a 29 de outubro. Entre elas: exposição de objetos matemáticos, palestras, oficinas, minicursos e mostras de vídeos de ciência e tecnologia. Um dos destaques da programação é que as atividades serão ofertadas para alunos de escolas públicas das ilhas do Combu e Cotijuba, além do bairro do Guamá, em Belém.

O professor Márcio Nascimento trata também do papel de eventos como a SNCT para a divulgação do conhecimento científico e da importância de estratégias lúdicas e criativas para o ensino na educação básica.

Para saber mais sobre a programação do projeto “Da Rasa de Açaí à Garrafa de Klein: a Matemática está em tudo!”, não perca esta edição do UFPA Entrevista.

Apresentação: Fabrício Queiroz

Gravação e montagem: João Nilo Ferreira.