“TORÓ” NO AR: FESTIVAL AUDIOVISUAL UNIVERSITÁRIO DE BELÉM CHEGA A SUA OITAVA EDIÇÃO

“UFPA Entrevista – Festival Toró”

Radio Web UFPA

UFPA Entrevista

O Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém chega a sua oitava edição e está em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. No programa, o professor Alex Damasceno, coordenador do Toró, fala da programação do evento, do protagonismo dos alunos do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA na organização do evento, e também lembra com saudade de sua idealizadora, a professora e cineasta Ana Lobato. O evento, organizado como atividade de extensão, acontece de 03 a 07 de dezembro, no Sesc Ver-o-Peso, em Belém.

No formato curta-metragem, os filmes selecionados para competição e exibição são divididos em três categorias: ficção, documentário e cinema experimental. No ano de 2024, a programação exibe 54 filmes de todo o País, sendo a maioria de instituições de ensino superior da região Nordeste.

Conforme Alex Damasceno, o “Toró” como projeto de extensão opera em duas frentes: a primeira é fazer uma difusão do cinema universitário, no âmbito nacional, que é uma produção muito rica no Brasil, um contexto de formação que gera muitos filmes, mas que enfrenta muita dificuldade de circulação. Por isso a importância de um calendário permanente de festivais, “e o Toró é um destes festivais ”, ressalta. A outra frente é a formação de público. Com esse objetivo de destacar a importância da produção do cinema universitário, o Toró apresenta uma dinâmica interativa para envolver o público que pode votar e eleger os melhores filmes.

O Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém – fica até sábado, 07 de dezembro, no Sesc Ver-o-Peso. Para saber mais detalhes sobre a programação, além da história e os desafios do cinema universitário brasileiro, não perca esta edição do UFPA Entrevista. E para acompanhar as novidades diárias do Festival acesse @festivaltorobelem, no Instagram.

Compartilhe !

Id:15765

Pular para o conteúdo