Vivências Fotográficas nas Ruas de Belém

“UFPA Entrevista – Vivencias Fotográficas nas Ruas de Belém”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

As periferias urbanas como foco de vivências fotográficas são o destaque desta edição do UFPA Entrevista. No programa, o nosso convidado é o professor de jornalismo da Universidade da Amazônia (UNAMA), Bruno Carachesti. Em um bate-papo com a jornalista Glauce Monteiro, o fotojornalista conta um pouco de sua experiência em eternizar as periferias da nossa Belém em retratos das cenas cotidianas da capital da Amazônia.

Bruno Carachesti é especialista em artes visuais e mestre em Comunicação e Cultura. Sua experiência acadêmica abraça as memórias de infância, quando o pesquisador caminhava pela cidade com o pai. A partir destas duas leituras de mundo, o fotojornalista leva suas imagens para além de um “simples recorte” ou “eternização” de uma realidade e emprega um processo de criação de imagens e de histórias que podem ser conectados a momentos e fatos ou transpassar a realidade multisensorial que ele presencia ao longo de suas vivências.

“Eu tento representar nas fotografias um pouco de Belém de forma mais poética. A gente enquanto morador da nossa cidade acaba perdendo um pouco esse olhar como novidade. Eu exercito muito isso, a Belém ela é híbrida assim é uma cidade que é uma Metrópole é que no seu entorno tem a Amazônia tem uma floresta tem pessoas que vivem do extrativismo, então assim reúne tudo isso o cheiro as cores”, destaca o professor.

O professor reforça que o exercício de conciliar o olhar familiar de quem nasceu em Belém e a adoção de um certo distanciamento que reconheça as unicidades deste lugar fazem parte de seu dia a dia com a câmera nas mãos.

”No momento do ato fotográfico ali, tento fazer com que o meu caminhar pela cidade seja uma experiência e a fotografia seja consequência disso. Então, tento olhar sempre a cidade como novidade, como algo novo para mim, apesar de ser alguém, nascido e criado aqui e de, todos os dias, ter passado por ali. Sempre em busca de um novo ângulo”, comenta o jornalista.

Para acompanhar mais de perto o trabalho do fotojornalista Bruno Carachesti e um pouco de suas vivências com a fotografia de rua voltada às periferias urbanas da Amazônia, não perca esta edição do UFPA Entrevista. As produções do professor estão disponíveis no perfil @carachesti, no Instagram.

Reportagem: Breno Reis

Compartilhe !

Id:15892

Pular para o conteúdo