No terceiro programa da série sobre iniciativas de cursinhos populares em Belém e região metropolitana, o UFPA na Madrugada destaca o projeto Do Quilombo à Universidade.
Realizado pela Universidade Estadual do Pará (UEPA), como atividade extensionista, o trabalho é coordenador pelo professor Aiala Colares, e atende três comunidades quilombolas localizadas no entorno do município de Inhangapi, no nordeste paraense.
Com três anos de funcionamento, o principal objetivo é aproximar a universidade das comunidades. Para isso, os professores viajam até os quilombos e ministram as aulas aos sábados, sempre se adaptando ao cotidiano local. “Nós transformamos esses quilombos em laboratórios de pesquisa, mas dentro do ponto de vista de que nós possamos também levar algum resultado positivo para eles”, conta o professor Aila Colares.
Além das aulas sobre o conteúdo programático para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os alunos quilombolas participam de debates sobre racismo, feminicídio e extermínio da juventude negra, com o intuito de empoderá-los como sujeitos críticos e de direitos.
Se você ficou curioso e quer saber mais sobre iniciativas de cursinhos populares em Belém e sobre o projeto Do Quilombo à Universidade, não perca esta edição do UFPA na Madrugada.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Karen Alcântara
Gravação e montagem: Lauro Feio
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Sábado às 15h, domingo às 21h e segunda às 19h.