A intervenção federal no Rio de Janeiro é o tema desta edição do UFPA na Madrugada. Uma discussão muito importante para quem está antenado nos possíveis temas de redação da prova do Enem.
No programa, você confere a diferença entre intervenção federal e intervenção militar e entende melhor o contexto social e político em que foi assinado o decreto de intervenção no Rio de Janeiro.
A professora de geografia Érika Negrão também fala sobre fake news e o papel que a mídia desempenhou durante o momento de crise no Estado, além de comentar sobre as consequências dessa situação.
O número de mortes de pessoas negras e periféricas na capital carioca, vitimas das questões sócio estruturais cultivadas desde o período do Brasil colônia também está em destaque nesta edição do UFPA na Madrugada. Érika Negrão aponta ainda possíveis medidas efetivas para a redução da mortalidade dessa parcela da população.
Tudo isso e muito mais, incluindo outras dicas importantes para quem está estudando intervenção federal no Rio de janeiro para o Enem, você acompanha no Programa.
Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção: karen Alcântara
Gravação e montagem: Genard Silva
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.
Foto: Observatório das Metrópoles.
O UFPA na Madrugada vai ao ar todo sábado às 00h.
Horários alternativos: Sábado às 15h, domingo às 21h e segunda às 19h.