Cineclube TRT 8 & UFPA

Cineclube TRT 8 & UFPA é o projeto de extensão em destaque nesta edição do UFPA Comunidade.

A iniciativa é fruto de uma parceria do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual com o Tribunal Regional do Trabalho.

O público alvo do Cineclube são estudantes de escolas públicas de Belém e da região metropolitana, dos ensinos fundamental e médio.

Os filmes exibidos são produções regionais e nacionais. “A gente teve a ideia de fazer sessões com foco no cinema brasileiro, justamente para trabalharmos a formação de plateia, a relação da educação e o cinema com esse público”, explica a professora Ângela Gomes, coordenadora do projeto.

As escolas que participam do projeto são as atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT 8. Mensalmente, o cineclube visita uma instituição diferente, onde ocorre a apresentação do filme, seguida de um bate papo com os alunos e, sempre que possível, também com a presença dos realizadores das produções. Além disso, a equipe do projeto ministra oficinas de audiovisual, aumentando a área de atuação e a inserção dos alunos no mundo do cinema.

No UFPA Comunidade, quem conta todo os detalhes sobre o TRT 8 & UFPA é a professora Ângela Gomes, e, também, as estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, Bethania Salgado e Suelen Lino.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e Roteiro: Bruna Rocha
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Equipe do projeto

O UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.