A natureza da relação entre Jornalismo e realidade

“A natureza da relação entre Jornalismo e realidade”

Espaço Experimental

Rádio Web UFPA

Qual é a natureza da relação entre Jornalismo e realidade? Esse é o tema do podcast em destaque nesta edição do Espaço Experimental. A produção faz parte da série “Jornalismo em Pauta”, realizada durante a atividade curricular dos alunos e alunas da Faculdade de Comunicação da UFPA, para a disciplina Teoria do Jornalismo, ministrada pelo professor Leandro Lage.

Neste episódio, os estudantes Kelvyn Gomes e Rafael Lédo, apresentadores do programa, conversam com o jornalista e professor Manuel Dutra. Temas como Jornalismo e verdade, os desafios da prática jornalística, o processo de interação entre os meios de comunicação e a realidade e, ainda, o papel do jornalismo no processo de construção social estão em pauta nesta edição.

Assim, o podcast aborda a realidade e a verdade no Jornalismo relacionando com as experiências vivenciadas pelo professor Manoel Dutra, na época em que ele era estudante na cidade de Santarém, no Pará. E, depois, como docente na UFPA, destacando, ainda, o período em que ele passou pela Ditadura Militar.

“Era perigoso até reunir para tratar de qualquer assunto. Então a gente tinha que escolher locais escondidos para se reunir. Vários colegas como eu trancaram matrículas quando veio o Ato Institucional 5 porque tirou toda a possibilidade de liberdade. A repressão recolhia aqueles jovens que considerava perigosos. Por isso, é preciso que a geração de hoje compreenda que toda ditadura é um atraso é um perigo. Esses próprios jovens que estão hoje protestando nas ruas, nas frentes dos quartéis, serão também vítimas de uma ditadura que eles defenderam porque foi assim em 1964”.

Outro assunto em debate é a perspectiva da prática jornalística da capital para o interior do Pará, em especial sobre os temas relacionados ao meio ambiente. De acordo com o professor Manoel Dutra, existem vários elementos que coíbem o trabalho de denúncias dos jornalistas em relação aos crimes ambientais. Ele também comenta que o derrame de materiais tóxicos nos rios da região significa a contaminação de milhares de peixes e que o consumo desse alimento acaba prejudicando a saúde e a vida da população.

“Eu fico preocupado porque a mídia no Brasil está majoritariamente sob o domínio das classes dominantes, dos donos de garimpo, dos que financiam, das empresas que fazem propagandas. Então não está fácil fazer um jornalismo independente e denunciar essas práticas, tomando exemplo só de Santarém, mas tem Marabá, Belém”, lamenta Manoel Dutra.

Nesse contexto, o jornalista ressalta, ainda, que os profissionais também precisam ter consciência que a Amazônia é muito além de uma floresta. Ou seja, a Amazônia é natureza mas também é cultura. E o papel do jornalista é produzir conteúdo que não reproduza o mesmo pensamento das redes nacionais que são representadas pelos patrões das emissoras locais.

“Se nós não abrirmos os olhos nós não vamos contribuir com nada. O jornalista  tem que se apegar a veracidade do fato relatado e ao mesmo tempo em que ele está noticiando um serviço, quando nós denunciamos, quando nós noticiamos a festa, então nós estamos dando uma contribuição verdadeira, no correr da conversa nós vamos perceber que o jornalistas quando prepara sua pauta ele está ensaiando um diálogo com o seu entrevistado”.

O podcast Qual é a natureza da relação entre Jornalismo e realidade? é uma produção dos estudantes da turma de jornalismo 2022: Kelvyn Gomes, Rafael Lédo, Francycléia Ramos, Elizabeth Nascimento, Lucas Sena e Giovanna Piani. Para conhecer um pouco mais sobre o papel do jornalismo nesse processo de construção social, não perca o terceiro episódio da série Jornalismo em Pauta.

Reportagem: Denily Carvalho

Ouça também: