História das Ciências e Trabalho Coletivo

“A ciência, o fazer das ciências, reúne consigo uma série de subjetividades, de incertezas. A ciência nessa perspectiva é uma cultura humana como outra qualquer, então ela é enviesada de disputas de ordem política, econômica, de valores culturais que se chocam. ”

A reflexão é do professor Érico Silva Alves Muniz, da Faculdade de História e do Programa de Pós-graduação Linguagens e Saberes da Amazônia, do campus da UFPA, no município de Bragança, nordeste paraense. A frente de um projeto de pesquisa denominado História das Ciências e Trabalho Coletivo, o professor Érico é o convidado desta edição do programa Universidade Multicampi.

No bate-papo, o pesquisador explica que a ciência não é uma lanterna na escuridão, ou seja, a ciência não ilumina o conhecimento de uma maneira única, objetiva e linear. Partindo desse pressuposto, de acordo com o professor, torna-se então necessário compreender quem são os cientistas, onde estão baseados, quais suas ideia e teses. Além disso, quando se fala em história das ciências é preciso entender ainda tantos os bastidores e suas associações de poder, quanto o processo de construção e as metodologias do conhecimento científico.

Nesse contexto, o Programa de Pós-graduação Linguagens e Saberes da Amazônia trabalha com a perspectiva de que as populações ribeirinhas, indígenas, quilombolas, pescadores e agricultores familiares, por exemplos, têm saberes próprios, complexos, autônomos e que nem sempre são reconhecidos e valorizados. Assim, compreender essas dinâmicas e os conhecimentos que essas populações possuem principalmente sobre a natureza é uma das missões do Programa, ressalta o professor Érico Muniz.

“Para isso, é preciso descolonizar o pensamento. A universidade precisa compreender que não é somente o conhecimento de matriz historicamente reconhecida que pode contribuir para a formação de novos profissionais e para as mudanças sociais necessárias. ”

O pesquisador acredita que “a história oral tem a missão de mostrar que não é só aquilo que está escrito em papel que foi a história dos povos, das migrações, da formação brasileira” e que o trabalho desenvolvido não é solitário, uma vez que depende da colaboração e do trabalho coletivo de professores, alunos, voluntários, entre outros.

No Universidade Multicampi, Érico Muniz conta ainda sobre suas pesquisas voltadas para a história das políticas públicas de saúde no Brasil com ênfase na alimentação do brasileiro. E além dos trabalhos de pesquisa e ensino, no programa, o professor também destaca as atividades de extensão realizadas pela Faculdade de História da UFPA, no município de Bragança.

Entre as ações estão os projetos Saberes da Floresta, Inventário da Marujada e, ainda, o Cine Clube da Aldeia e o ensino de história, que é coordenado pelo pesquisador com o objetivo de promover um diálogo para pensar o audiovisual como recurso didático nas salas de aula.

Tudo isso e muito mais você confere nesta edição do Universidade Multicampi. Não perca!

Apresentação: Joel Cardoso
Produção: Joel Cardoso e Roberta Pureza
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.