Aposta Jambu seleciona estudantes da UFPA

Quem nunca sonhou em ser uma grande estrela da música e subir ao palco para soltar a voz? E quem nunca se sentiu num show com uma multidão quando estava cantando no banheiro de casa? Parece até brincadeira, mas o sonho pode se tornar realidade para quem se inscrever na Aposta Jambu, lançada pelo Circuito Jambu Multicultural, que vai selecionar um estudante da Universidade Federal do Pará para cantar ao vivo no palco do Festival Jambu Live 2022. As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 23 de outubro.

Desde a sua primeira edição, em 2020, o Festival Jambu Live busca ser um espaço de ampliação da visibilidade do trabalho de fazedores e fazedoras de cultura da música e das artes cênicas da Região Amazônica. Em 2020, a Aposta Jambu levou ao palco do Festival, que foi transmitido ao vivo, os cantores João Daibes e Renan Andrade, que tiveram a oportunidade de apresentar suas canções e participar de um festival com outros grandes nomes da música.

Agora, o Festival busca dar a oportunidade para quem também sonha em fazer parte do mundo da música. Para participar da seleção, as pessoas interessadas deverão preencher o formulário online e enviar um vídeo de até 3 minutos apresentando-se e cantando o trecho de alguma música para que a equipe técnica possa avaliar. É importante ressaltar que a seleção é exclusiva para estudantes da UFPA. A equipe selecionará 5 nomes entre as inscrições recebidas e esses irão para votação aberta do público.

A expectativa é que a seleção movimente a universidade e incentive os estudantes a vivenciarem novas experiências culturais, afirma a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Regina Lima. “Nós esperamos que os estudantes da UFPA participem da seleção e enxerguem ela não como uma disputa, mas como um momento de aprendizado também. Queremos estimular a arte na vida dos estudantes da universidade e que eles estejam cada vez mais presentes nas atividades que ocorrem aqui dentro. A universidade é nossa”, acrescenta.

O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 26 de outubro por meio das redes sociais do Circuito. Já o resultado final será divulgado no dia 1 de novembro, também por meio das redes sociais. O Festival Jambu Live 2022 será realizado no mês de novembro, no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará, em Belém.

O Circuito Jambu Multicultural

O Circuito Jambu Multicultural é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, coordenado pela Profa. Dra. Regina Lima, docente da Faculdade de Comunicação. Ele tem como objetivo ampliar a visibilidade do trabalho de fazedores e fazedoras de cultura da região amazônica, garantindo a permanente presença de produções periféricas e de pessoas pretas, indígenas, quilombolas, LGBTI+, Pessoas com Deficiência, entre outros recortes que historicamente não costumavam ser incluídos em circuitos culturais, diminuindo sua visibilidade.

O projeto busca realizar uma série de atividades, aqui intituladas multiculturais, nas diversas modalidades artísticas e culturais, sempre com foco na produção cultural da Amazônia. O Circuito Jambu Multicultural é um dos desdobramentos do projeto de extensão Jambu Festival: Conexões Periferia, realizado entre 2019 e 2021.

Entre suas atividades, está o Festival Jambu Live 2022, que reunirá espetáculos de música e artes cênicas gratuitos numa programação que ocorrerá no Campus Guamá da UFPA, em Belém. A programação completa do Circuito e do Festival você confere nas redes sociais oficiais do projeto.

O Circuito Jambu Multicultural é financiado por emenda parlamentar do Deputado Federal Airton Faleiro, do Partido dos Trabalhadores. O CJM tem apoio da Faculdade de Comunicação, do Instituto de Letras e Comunicação, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa e da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA. Tem como parceiros o Festival AmazôniaFIDOC e o Na Figueredo.

Aposta Jambu

Inscrições até 23 de outubro

Link para inscrições: https://forms.gle/4GKVCU6T6bDxEtgQ8

Mais informações em @jambulive nas redes sociais.

Texto e foto: Divulgação do Circuito Jambu Multicultural