EPCA 2022 e os novos olhares sobre a Pandemia

“UFPA Entrevista – EPCA 2022”

UFPA Entrevista

Rádio Web UFPA

O V Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia, o EPCA 2022, é o assunto em destaque nesta edição do UFPA Entrevista. A jornalista Elissandra Batista e a professora Rosane Steinbrenner, coordenadora geral do evento, conversam sobre a importância da programação para a comunidade científica e falam das atividades que ocorrem nos dias 3 e 4 de novembro, no campus da Universidade Federal do Pará.

Organizado por alunos, professores e técnico-administrativos do Programa de Pós Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia – PPGCOM/UFPA, o tema da quinta edição do Encontro é “Novos olhares comunicacionais: marcas da pandemia, perspectivas científicas e subjetividades nas Amazônias”. O principal objetivo é debater e entender as novas configurações da pesquisa científica em Comunicação durante e pós o período pandêmico vivenciado desde 2020.

Rosane Steinbrenner destaca que o tema do EPCA 2022 traz uma discussão importante para toda a sociedade: “A gente viveu, como sociedade humana, um momento, talvez, mais exigente, de enfrentamento de uma situação absolutamente inesperada e de dimensões totais. A gente precisa entender em maior profundidade quais os efeitos disso. A partir da lente da comunicação, como é que a gente entende as novas sociabilidades, as interações, as relações, como se narra o mundo. Como é que a pesquisa, os pesquisadores, os seus sujeitos de pesquisa foram afetados durante a pandemia e como é que isso ecoa?”

O EPCA 20222 será em formato híbrido – presencial e online – o que, para a coordenação, é um modo de “estar perto e longe ao mesmo tempo”, o que também é uma herança dos processos de adaptação da pandemia. No programa, Rosane Steinbrenner comenta, ainda, sobre o histórico de referência do EPCA ao longo dos anos. Além disso, a professora destaca o grito de protesto vivenciado pelo isolamento social representado nos anos de 2020, quando o EPCA foi realizado totalmente online, e 2021, com a pausa na programação devido ao sofrimento ocasionado pelas perdas da pandemia.

Agora em 2022, a programação do V Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia inclui mesas de debate com pesquisadores renomados na área da Comunicação e em suas interfaces; o III Seminário Interprogramas, com representantes das Pós-Graduações em Comunicação da Amazônia brasileira; além de Grupos de Trabalho (GTs), lançamento de livros e a conferência de encerramento com a doutora em História e Civilização, Rosa Acevedo Marim, professora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA-UFPA) e referência em pesquisas sobre povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

A mesa de abertura, com o tema do EPCA 2022, está prevista para às 16h, do dia 03 de novembro, e vai contar com a presença de Kátia Lerner, pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Laces/Icict), onde coordena o Observatório de Saúde na Mídia da Fiocruz e o projeto de pesquisa: “COVID-19 NAS MÍDIAS: em quem confiar? narrativas, atores e polêmicas sobre a pandemia.”

Outro grande destaque na programação do EPCA 2022 é a mesa que antecede a abertura, com o tema “Diálogos sobre ativismo digital e pandemia”. Formada integralmente por mulheres ativistas, comunicadoras, estudiosas e pesquisadoras, os debates propostos giram em torno das ações dos movimentos sociais na pandemia, seja na internet ou fora dela, articuladas ao âmbito científico e acadêmico.

Para mais detalhes sobre a programação do V Encontro de Pesquisa em Comunicação na Amazônia, o EPCA 2022, e, também, sobre os desafios e conquistas do PPGCOM-UFPA, que este ano recebeu nota cinco da CAPES, não perca esta edição do UFPA Entrevista. O V EPCA será realizado nos dias 03 e 04 de novembro. Mais informações sobre inscrições pelo site https://linktr.ee/epcamazonia ou nas redes sociais do evento no Instagram e Facebook.

O UFPA Entrevista vai ao ar toda segunda-feira, às 11h, com reprise nas quartas-feiras, às 20h.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção: Giovanna Martini e Lívia Leoni