“Me sinto uma Doutora dos não Doutores, dos invisibilizados”, disse a artista e atriz, nascida no Pará, durante a cerimônia.

Por Álvaro Amaral
Nesta quinta-feira, dia 7 de maio, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou uma sessão solene de outorga do título de Doutora Honoris Causa à Dira Paes, atriz, apresentadora e diretora paraense. A cerimônia aconteceu pela manhã, no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no campus Guamá, em Belém. A decisão foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consun).
Nascida na cidade de Abaetetuba e bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Dira é reconhecida pela sua carreira de mais de 40 anos na produção audiovisual brasileira e por sua contribuição nos âmbitos artístico e cultural, marcando um compromisso com a valorização das identidades da Amazônia a partir do cinema, da televisão, do teatro e das artes. A artista também é destacada pela sua atuação em defesa dos povos e comunidades tradicionais amazônidas, da proteção ambiental e dos direitos humanos.
A cerimônia contou com a participação de autoridades acadêmicas, incluindo o reitor da UFPA Gilmar Pereira da Silva e a vice-reitora Loiane Verbicaro, familiares, amigos e o corpo estudantil. Além disso, a sessão solene contou com a participação de outras personalidades, como o artista regional Pinduca.
Durante o evento, em um discurso emocionante, Dira relembrou suas origens, em sua terra natal, onde aprendeu desde muito nova o que é pertencer à Amazônia.
“Eu recebo com emoção, humildade e consciência de responsabilidade, que esse título carrega, porque essa honraria não fala apenas de uma trajetória artística, ela fala de pertencimento, memória, educação, cultura e compromisso com o povo brasileiro, e especialmente o povo amazônico. Sinto que a minha caminhada retorna às suas origens, e a minha origem tem cheiro de rio, som de floresta e voz de gente simples. Como amazônida, sou filha da ancestralidade cabocla, sou filha da mistura profunda entre natureza, memória e resistência. Nasci em Abaetetuba, uma terra onde a vida ensina cedo o sentido de coletividade, onde o rio não separa, o rio une, onde a floresta não é cenário, é existência.”, afirmou a artista.
O Honoris Causa é a mais alta honraria concedida pela UFPA àqueles que se destacaram por contribuições relevantes à sociedade, que reconhece trajetórias que, mesmo fora do âmbito acadêmico tradicional, produzem impactos significativos na produção do conhecimento.
Dira Paes também falou que a Amazônia não é apenas um território geográfico, mas um lugar atravessado por diferentes realidades.

“Ser Amazônida é carregar uma responsabilidade histórica. Não existe neutralidade para quem nasce na Amazônia, porque a Amazônia não é apenas um território geográfico. Ela é um patrimônio civilizatório, humano e espiritual. Aprendi muito cedo que defender a floresta é defender vidas. Defender os rios é defender culturas. Defender os povos originários e tradicionais é defender a memória viva da humanidade. A arte exige disciplina, pensamento crítico e entrega. Ela também produz, acima de tudo, um conhecimento democrático.”
A atriz ainda celebra aqueles que produzem conhecimento fora do campo institucional, que ensina, todos os dias, que outras formas de produzir saberes também são válidos e precisam ser reconhecidos.
“Eu acredito que a arte é uma fórmula legítima de produção de saber. E talvez, por isso, eu queira dizer, com toda humildade, que me sinto também uma Doutora dos não Doutores, dos que aprenderam na experiência da vida, dos que construíram conhecimento fora dos espaços tradicionalmente legitimados, das mulheres simples da Amazônia, dos trabalhadores invisíveis, dos artistas populares, das benzedeiras, dos pescadores, dos mestres da cultura oral, dos povos tradicionais.”
Antes da cerimônia, Dira Paes, na companhia do reitor Gilmar Pereira da Silva e da vice-reitora Loiane Prado Verbicaro, concederam uma entrevista coletiva. Você acompanha trechos da coletiva no áudio abaixo:
“Honoris Causa”
Dira Paes
Rádio Web UFPA
Rádio Web UFPA
A Rádio Web UFPA é projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), que atua há 16 anos, disseminando o conhecimento produzido na Universidade Federal do Pará. Toda sua programação é realizada por bolsistas e voluntários/as. Seus focos editoriais são a divulgação científica, a defesa dos direitos humanos e não humanos, a cultura amazônica e as questões socioambientais. Todo o conteúdo produzido pela emissora universitária está disponível aqui no site do projeto, que é a principal plataforma e “casa” da Rádio Web UFPA e também no Spotify.
Rádio Web UFPA
Projeto de Extensão da Faculdade de Comunicação
Há 16 anos, divulgando conhecimento!