EMUFPA apresenta Show ELLA

A Escola de Música da UFPA retoma às apresentações de shows em seu auditório, trazendo ao palco um repertório clássico do jazz, repertório eternizado na voz da Primeira-Dama do Jazz: Ella Fitzgerald (Newport News, Virgínia, EUA -25/04/1917- Beverly Hills, California, EUA- 15/06/1996), um ícone da música popular norte-americana. O desafio foi idealizado pela cantora e professora de canto popular Ma. Joelma de Almeida e Silva Bezerra que desde 2015 vem desenvolvendo um trabalho de estudo de metodologias aplicadas ao canto popular a partir da montagem de repertório. Fisiologia da voz, conscientização corporal, jogos lúdicos de voz e cena, estudo de técnicas vocais e performance de palco se conectam em prol do intérprete e sua práxis. Metodologias experienciadas em projetos de extensão desenvolvidas pela professora resultaram na elaboração do curso técnico de canto popular da EMUFPA que, desde a sua primeira oferta em 2017 é o mais concorrido curso da instituição, sendo ofertadas 15 vagas anualmente.

Show Ella – Segundo a professora Ma. Joelma Bezerra “o Show Ella é mais um produto realizado em sala-de-aula, o primeiro show da turma com público presente, um dos resultados da disciplina Canto Popular III do curso técnico de canto popular, ministrada juntamente com o pianista e professor Dr. Leonardo José Coelho de Souza. A disciplina envolve o estudo e a aplicabilidade de diferentes técnicas do canto popular para a execução de repertórios nacionais e internacionais a partir da fisiologia da voz, conscientização corporal, utilização de microfone, práticas de jogos lúdicos direcionando o aluno ao estudo interpretativo do repertório trabalhado chegando a performance de palco. O Show Ella desafia os alunos a cantar um repertório clássico do jazz. A ideia do show não é reproduzir exatamente o que se ouve nas gravações realizadas por Ella, mas a partir da audição de suas interpretações estudar, discernir técnicas utilizadas e experienciar cada “caminho vocal” proposto, buscando em ressonâncias, dinâmicas, timbres, ritmos, formas e no gesto vocal a melhor maneira de expressar construções interpretativas de qualidade de obras de compositores como Erroll Garner/Johnny Burke, Jerome Kern/ Oscar Hammerstein, Walter Gross /Jack Lawrence, Antonio Carlos Jobim/ Vinícius de Moraes/Norman Gimbel, George Gershwin/ Ira Gershwin, Glenn Miller, Irving Berlin, Bart Howard. “

Ella Fitzgerald – Para o pianista e professor Dr. Leonardo Coelho de Souza o show traz para os alunos “a importância primeiramente da cantora estudada, uma das primeiras cantoras negras norte-americanas a cantar o jazz nas principais salas de concertos, que naquela época eram frequentadas apenas por cantores brancos e de ópera, principalmente. Ella Fitzgerald foi umas das primeiras a quebrar esse problema de racismo nos EUA. Mas, musicalmente ela é importante, porque foi uma cantora que passou por todas as eras do jazz, ela passou por New Orleans, bepbop, swing, cool jazz e cantou as obras de Tom Jobim; bossa nova na década de 60. Então, a importância da Ella para a música popular mundial, não só o jazz americano, é que ela cantou todos os estilos de jazz, e, principalmente, cantou e eternizou os standards, o que são standards? São as músicas que são clássicas no jazz, que passam por gerações como Night and Day, que é uma música que ela eternizou, a música de Cole Porter. Ela foi uma intérprete que eternizou os grandes clássicos do jazz norte-americano. Então, os compositores como George Gershwin, Cole Porter, e Duke Ellington foram eternizados na voz da Ella Fitzgerald, que foi uma das grandes, talvez a maior cantora de jazzjunto a Billie Hollidaye Sarah Vaughan. Pra cá,pros alunos é importante porque ela foi a primeira a improvisar com a voz no jazz. Então, isso é importante porque se escutando a Ella cantando com seus arranjos a gente vê o chamado scat vocal, o que é isso? É improvisar com vogais no jazz, é a improvisação no jazz, ela foi uma das primeiras a fazer isso, e ela tinha uma memória incrível, ela decorava e ela sabia harmonia, e ela fazia arranjos, fazia novos arranjos com músicas tradicionais, com músicas de jazz já existentes. Talvez ela tenha sido uma das maiores personagens da música do século XX, não só pra música americana, mas pra música popular mundial.

Direção: professores Ma. Joelma Bezerra / Dr. Leonardo Coelho de Souza
Idealização, seleção de repertório, preparação vocal e produção: Profa. Ma. Joelma Bezerra.
Intérpretes: Alesson Lameira / Bárbara Lobato/ Juliana Reis/ Maria Altamira Ribeiro/
Ruan Lennon/ Yuri Farias/ Zara Gentil
Piano e Arranjos: Prof. Dr. Leonardo José Araujo Coelho de Souza
Participação Especial: EMUFPA Jazz Trio