Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem

O Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem das Ciências Básicas para Engenharias (PCNA) é o tema desta edição do UFPA Ensino. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest), que auxilia na formação dos alunos das engenharias em áreas como matemática, química e física.

Para falar mais sobre o assunto, recebemos no estúdio da Rádio Web o professor Alexandre Guimarães, coordenador do PCNA. Recebemos também João Marcos Costa de Oliveira, estudante do curso de Engenharia Civil, que atua como monitor do Programa, e Jason Lobato Martins, aluno do curso de Engenharia Elétrica.

O Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem começou no ano de 2011. Surgiu a partir do diagnóstico das dificuldades dos alunos que ingressam nos cursos de engenharias da UFPA. “Na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior, os alunos enfrentam diversas dificuldades relacionadas à lacuna de formação. O PCNA entrou para oferecer um suporte aos alunos”, afirma o professor. A diminuição dos índices de evasão e a melhoria do rendimento acadêmico dos estudantes são alguns dos resultados apontados.

Apesar de a participação dos alunos ingressantes nos cursos de engenharias não ser obrigatória, Alexandre Guimarães conta que a participação dos estudantes é crescente. Entre os atrativos estão a formação complementar à graduação, a integração entre as turmas e a possibilidade de utilizar a carga horária para integralização ao final do curso.

Além dos cursos de nivelamento, o PCNA oferta outras ações de assistência estudantil na área didático-pedagógica, como o Plantão de Dúvidas. O Programa também conta com ações de Tutoria e Monitoria para os alunos beneficiados, além de voluntários que auxiliam os monitores durante os cursos ofertados pelo programa.

Para saber mais sobre o Programa de Cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA), conheça o site do projeto e não perca o UFPA Ensino.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Ryan Graves

O UFPA Ensino vai ao ar às quartas-feiras, às 10h e 21h
Horários alternativos: sexta-feira, às 19h, e sábado, às 21h.