Liga Acadêmica de Neurociências

“UFPA Ensino – Liga Acadêmica de Neurociências”

UFPA Ensino

Rádio Web UFPA

A Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANEC) é o destaque desta edição do UFPA Ensino. No programa, a bolsista de jornalismo Lívia Leoni conversa com os coordenadores da LANEC Luana Carvalho e Renato Lima, que destacam a atuação da Liga na promoção das neurociências, incluindo a realização das Olimpíadas Paraense de Neurociências (OPNeuro).

A LANEC surgiu, em 2018, a partir da inquietação do ex-ligante Mateus Silva, sensibilizado com a falta de reconhecimento da produção científica tanto dentro quanto fora da Universidade Federal do Pará. Assim, a Liga tem como principal objetivo divulgar e difundir o conhecimento das ciências que estudam o sistema nervoso, reunindo discentes, docentes e profissionais de diversas áreas, com interesse pela neurociência.

“Eu sou do Laboratório de Neurofarmacologia Experimental e, muitas vezes, o que a gente faz ali não é reconhecido nem por quem quem está dentro da UFPA, que dirá por quem está fora da Universidade. Então, a gente queria uma forma de deixar mais visível para as pessoas tanto dentro dos muros quanto fora dos muros, mas também fazer uma comunidade acadêmica dentro dos moldes que a gente foi ensinada na UFPA, seguindo o modelo de ensino, pesquisa e extensão, além da divulgação cientifica, por meio dos nossos eventos”, explica Luana Carvalho.

No UFPA Ensino, você fica por dentro das atividades oferecidas pela LANEC como palestras, simpósios e debates sobre doenças neurodegenerativas, psíquicas e o desenvolvimento de novas tecnologias no meio científico. Além de ser o comitê responsável pelas Olimpíadas Paraenses de Neurociências (OPNeuro) da região Norte e Nordeste do País.

Com etapas regional, nacional e internacional, a OPNeuro é uma competição voltada para alunos do ensino médio e fundamental de escolas públicas e privadas, para incentivar novos talentos a aprenderem sobre a ciência que estuda o sistema nervoso.

Além disso, a LANEC aposta no “CineNeuro” para dinamizar o conhecimento em relação a neurociência, exibindo obras do cinema para discutir abordagens nas mais diversas áreas do conhecimento sobre o tema das produções cinematográficas.

“A gente pega um tema, como Transtorno Bipolar, por exemplo, e a gente convida uma psicóloga para fazer uma abordagem do tema pelo lado da psicologia só que aí vem gente da biologia, da biomedicina, trazendo uma coisa mais celular, mais neuroquímica. Por outro lado vem gente da nutrição para falar como que a nossa alimentação pode piorar ou melhorar aqueles sintomas do Transtorno Bipolar”, destaca Renato Lima.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Liga Acadêmica de Neurociências e Comportamento (LANEC), não perca esta edição do UFPA Ensino.

Apresentação, produção e roteiro: Lívia Leoni

Gravação e montagem: João Nilo e Denize Ramos