Saest e Rádio Web UFPA lançam programa sobre assistência estudantil, nesta quinta-feira, às 11h, no Mirante do Rio.

A realidade do ensino superior no Brasil mudou nesta década. Novos cursos, mais vagas e a introdução de políticas afirmativas ampliaram as oportunidades de acesso às universidades para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oriundos de escolas públicas, pessoas com deficiência, negros e indígenas.

A Universidade Federal do Pará foi uma das primeiras universidades do país a adotar o ingresso de alunos pelo sistema de cotas. Para garantir o sucesso acadêmico e o bem-estar desses alunos, a assistência estudantil ganhou importância e se tornou estratégica. Hoje, a UFPA conta com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), responsável por desenvolver programas que garantam a permanência desse público, que corresponde a cerca de 20 mil estudantes.

Entre as principais iniciativas da SAEST estão o Programa Permanência, Programa Estudante Saudável e as ações de garantia da acessibilidade. Para divulgar essas e outras iniciativas e ampliar a comunicação com a comunidade acadêmica, a Rádio Web UFPA, em parceria com a SAEST, estreia esta semana um novo programa, o SAEST e Você – Tudo sobre assistência estudantil na UFPA. O lançamento será nesta quinta-feira, 19 de abril, às 11h, no hall do espaço de ensino Mirante do Rio.

SAEST e Você – Com duração de uma hora, em cada edição semanal, o programa aborda um tema diferente ligado às ações de permanência na UFPA. No formato de entrevista e variedade, o foco é esclarecer as dúvidas dos estudantes que participam fazendo perguntas sobre os temas abordados, como oportunidades de bolsas-auxílio, os caminhos e possibilidades de apoio pedagógico e psicológico, atendimento à saúde, moradia universitária, entre outros.

Além disso, o SAEST e Você conta sempre com reportagens, quadros informativos e o “Fala aí, galera”, momento em que a comunidade acadêmica pode dar recados sobre ações e serviços direcionados à participação dos alunos. Com a parceria também foi criado o Momento SAEST, um boletim informativo com cerca de dois minutos de duração, exibido nos intervalos da programação da Rádio Web. Nesse caso, o objetivo é divulgar informações de serviço, relacionadas a diversas oportunidades, como editais abertos, prazos para inscrição, regras para participação, enquetes etc.

“Todas essas informações são sempre importantes para que as pessoas possam acessar os programas, os projetos, as ações e os serviços da Assistência Estudantil, que é um direito de nossos alunos. E tudo aquilo que diz respeito a direitos deve ser sempre de conhecimento das pessoas. Da mesma forma que ao prestar contas daquilo que oferecemos, mas, principalmente, daquilo que estamos fazendo, também estamos cumprindo com um importante papel institucional”, avalia o superintendente de Assistência Estudantil da UFPA, professor José Maia.

Transmissão – A estreia do SAEST e Você será marcada por um evento de lançamento do primeiro programa, no hall do Espaço de Ensino Mirante do Rio, nesta quinta-feira, 19 de abril, às 11h. O local é um dos que receberam estrutura de som para a transmissão da Rádio Web UFPA, com o objetivo de ampliar a divulgação sobre assistência estudantil na Universidade. Os Restaurantes Universitários dos setores Básico e Profissional e o Instituto de Letras e Comunicação, no campus do Guamá, também terão os equipamentos para transmitir a programação da Rádio.

No primeiro SAEST e Você, o tema é “Política de Assistência Estudantil na UFPA”, destacando os avanços e desafios do atendimento à comunidade discente, desde a implantação das políticas de ação afirmativa, passando pela ampliação dos restaurantes universitários, até o atendimento especifico as pessoas com deficiência. Participam o reitor da Universidade, Emmanuel Tourinho e o superintendente da SAEST, professor José Maia.

De acordo com a professora da Faculdade de Comunicação e idealizadora do programa, Rosane Steinbrenner, o SAEST e Você contribui para aproximar os estudantes de informações úteis para o sucesso de sua graduação. “É uma proposta muito objetiva e importante: um programa que leva informação de serviço e temas relevantes para um público que é fundamental para a universidade, que é o jovem, o aluno de graduação, de forma geral, e especialmente o aluno em condição de vulnerabilidade”.

A professora destaca ainda o fato do programa e de toda a programação da Rádio Web UFPA passar a ser ouvida também por meio de caixas de som. “Este é um grande avanço para a expansão da emissora junto à comunidade universitária e também um reconhecimento da importância do projeto, que há nove anos promove, por meio da extensão, a comunicação pública da ciência que se faz na maior universidade pública da região”, afirma.

Após o lançamento, o programa será exibido todas as quintas-feiras pela Rádio Web, sempre às 12h e às 18 horas, com direito a reprises em horários alternativos: sábado, às 10h; segunda, às 12h, e as terças-feiras, às 18h. Os áudios também estarão disponíveis para download no site da Rádio Web UFPA.

O programa é uma realização da Rádio Web UFPA, projeto de extensão da Faculdade de Comunicação (FACOM), em parceria com a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), da UFPA.

Serviço: Lançamento do programa SAEST e Você – Tudo sobre assistência estudantil na UFPA
Local: Espaço de Ensino Mirante do Rio, campus do Guamá, em Belém
Data: 19 de abril, quinta-feira, às 11h

Arte: Ravena Silva, Renato Araújo e Márcio Novelino.