Modelagem Matemática na Educação Básica

O programa Universidade Multicampi apresenta as atividades do projeto Modelagem Matemática na Educação Básica. O apresentador Joel Cardoso conversa com a coordenadora da Faculdade de Matemática e do projeto, Edilene Farias Rozal, do campus de Bragança da UFPA.

A professora explica que a Modelagem Matemática tem como objetivo construir metodologias ou estratégias que utilizem temas do cotidiano, como a moda, a economia ou o futebol para aproximar os estudantes da matemática, mostrando as aplicabilidades dos assuntos que são ministrados em sala de aula.

O trabalho surgiu a partir da elaboração da tese da professora Edilene Farias, que fez doutorado na Universidade Federal do Mato Grosso. As ações do projeto, que atende professores do ensino básico, contam com a elaboração de planejamento a partir das necessidades dos alunos, observadas pelo professor durante as aulas.

O bate-papo também abordou o ensino da matemática no contexto atual, as características do curso de matemática no campus de Bragança, uma discussão sobre didática, matemática e tecnologia.

Apresentação, produção e roteiro: Joel Cardoso

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.