Muvuca e jornalismo cultural: memórias Facom 45anos

Muvuca e jornalismo cultural são os projetos independentes em destaque nesta edição do programa UFPA Ensino, dentro do especial memórias Facom 45anos. Com a reexibição da série, estamos revisitando um pouco da história da Faculdade de Comunicação da UFPA por meio de entrevistas com professores, profissionais, alunos e ex alunos que participaram da programação especial exibida em comemoração aos 40 anos da Facom, celebrados no dia 24 de fevereiro de 2016.

Na época, as edições do programa UFPA Ensino destacaram os projetos extracurriculares desenvolvidos por alunos e ex-alunos da Faculdade e sobre o curso de Comunicação Social. Nesta edição, os convidados foram Juliana Araújo, então aluna de Jornalismo e editora-chefe da Revista Na Cuia; Gustavo Aguiar, formando em Jornalismo e criador do site Reduto Cult; e Lorena Emanuele, também então aluna de Jornalismo e membro da (des)Organização da Muvuca na Cumbuca, a semana de Comunicação da UFPA.

Os convidados iniciaram falando sobre a história dos projetos Muvuca e jornalismo cultural, e sobre como eles surgiram. Lorena contou que a Muvuca teve sua primeira edição no ano de 2008, retornando em 2011 depois de um hiato. Desde então, a comissão que organiza o evento muda de membros a cada ano, mas sempre buscando a melhora e a evolução da Muvuca. Gustavo, que também já fez parte da (des)Organização, disse que o diferencial da Muvuca é tratar da Comunicação sempre de maneira atual, abordando os anseios dos estudantes, um reflexo do fato de o evento ser produzido por eles.

Já Juliana, explicou que a Na Cuia surgiu no final de 2014, a partir de uma inquietação com o jornalismo cultural produzido pela grande mídia. Dar espaço a artistas não contemplados, assuntos relevantes não tratados ou tratados de forma negligente e abordar o lado político da cultura foram as motivações que culminaram no surgimento da revista. Quanto ao Reduto Cult, Gustavo contou que o blog surgiu na mesma época da Revista Na Cuia, também motivado pela falta de um jornalismo cultural mais abrangente e diversificado e pelo acontecimento da primeira Virada Cultural de Belém.

Gustavo também apontou para a importância que os projetos paralelos surgidos dentro da graduação têm na vida dos estudantes. Segundo ele, muitos alunos de Comunicação sentem a necessidade de ir além da grade curricular do curso e experimentar a prática da profissão por conta própria, muitas vezes motivados pelo descontentamento com a mídia dominante. Relembre e conheça mais sobre esses projetos a Revista Na Cuia, o Reduto Cult e a Muvuca na Cumbuca e sobre os desafios de administrar projetos independentes no UFPA Ensino desta semana.

Esta e outras edições do UFPA Ensino sobre os projetos independentes criados pelos alunos da Faculdade de Comunicação ao longo da história você acompanha nas reprises na programação da Rádio Web UFPA. Além disso, os programas também pode ser ouvidos e baixados no hotsite Facom 40 anos, no link: https://radio.ufpa.br/projetos/facom-40-anos/. Neste endereço, você também encontra todo um importante acervo de memória da Facom nas suas quatro décadas de existência.

Na programação da Rádio Web UFPA, fique atento aos horários do UFPA Ensino sobre a Muvuca e jornalismo cultural nesta semana:
Quarta-feira: 10h
Sexta-feira: 19h
Domingo: 21h

Compartilhe !

Id:8049

Pular para o conteúdo