As memórias da comunicação, em memórias Facom 45anos

As memórias da comunicação é o assunto desta edição do UFPA Comunidade, no especial memórias Facom 45 anos. O programa inédito foi exibido em 2016, durante uma série em homenagem aos 40 anos da Faculdade de Comunicação da UFPA. A edição contou com a presença do professor Otacílio Amaral e da jornalista Élida Cristo que destacaram um pouco das ações do projeto denominado “Memória Facom, 40 anos de comunicação na Amazônia”.

O projeto, que começou a ser pensado em 2014, surgiu da ideia de criar um ano de programações comemorativas aos 40 anos da Facom e da vontade de criar uma “cultura de memória” dentro da faculdade. “A gente acredita que a Faculdade de Comunicação da UFPA cumpriu um papel fundamental para construção, inclusive do campo da comunicação, do campo profissional, do campo acadêmico da comunicação na região Amazônica”, pontua a jornalista Élida Cristo, então coordenadora do projeto.

No programa, o professor Otacílio Amaral, que integra a equipe da ação extensionista, contou que é importante reunir as memórias da Faculdade, implantada durante a ditadura militar, no Brasil. “Reunir as memórias da comunicação eu acho que é fundamental para a gente olhar como o curso se construiu ao longo desse tempo, as dificuldades. Assim, o curso sendo colocado um pouco fora em função das questões da ditadura naquela época, e depois se adaptando no espaço que não era nosso, o espaço de letras e artes. Nós só fomos entrar no instituto de comunicação já em 2006. Então essa é a questão importante do curso”.

O projeto, além de lembrar bons momentos e contar a história de um curso repleto de mudanças, tem a preocupação de reunir também as memórias da comunicação na região: “A ideia é que a gente também construa novos produtos, para contar essa história da faculdade e, assim, vale ressaltar que a gente tem essa preocupação com a história, a memória da Facom, mas a gente quer também, tem essa pretensão de tentar alcançar a memória da comunicação na região. Porque esse que é o pressuposto do projeto memória, a gente quer ver até que ponto a faculdade consegue, ao longo da sua história, contribuir de forma decisiva para a formação desse campo aqui na região”, explica Élida.

Esta e outras edições do UFPA Comunidade sobre os projetos e as ações extensionistas realizadas por alunos e professores da Faculdade de Comunicação, nessas mais de quatro décadas de história, você acompanha nas reprises deste mês na programação da Rádio Web UFPA. Além disso, os programas também podem ser ouvidos e baixados no hotsite Facom 40 anos, no link: https://radio.ufpa.br/projetos/facom-40-anos/. Neste endereço, você também encontra todo um importante acervo de memórias da Facom nas suas mais de quatro décadas de existência.

Na programação da Rádio Web UFPA, fique atento aos horários do UFPA Comunidade sobre as memórias da comunicação, nesta semana:
Sexta-feira: 10h
Domingo: 17h