O Universidade Multicampi dessa semana apresenta o projeto de extensão “Escolas e bibliotecas escolares no município de Ananindeua: Realidade e Perspectiva – conhecer para dinamizar”, iniciativa coordenada pela técnico-administrativa do campus Elida Figueiredo.

A bibliotecária conta que o objetivo do projeto é conhecer a realidade das bibliotecas das escolas do município de Ananindeua e a partir disso pensar em estratégias que possam contribuir em incentivo à leitura nessas instituições.

Após o levantamento de quais escolas tinham estratégias voltadas para o incentivo de leitura, o projeto criou uma agenda com oficinas direcionadas para a capacitação dos professores e profissionais que atuam nesses espaços. O projeto conta com o apoio da coordenação do campus de Ananindeua, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), pedagogos, bibliotecários e bolsistas.

O trabalho também ocorre de forma motivacional. As oficinas levam aos profissionais da educação formas realizar um trabalho sólido e de qualidade mesmo com poucos recursos à disposição. Assim como também complementa a dinâmica de bibliotecas que têm atividades direcionadas para o incentivo à leitura. A partir desse trabalho um conjunto de novas metodologias estão sendo criadas para beneficiar as escolas do município de Ananindeua.