Comunicação e Saúde

“UFPA Pesquisa – Comunicação e Saúde”

UFPA Pesquisa

Rádio Web UFPA

Comunicação e Saúde é o tema em destaque nesta edição do UFPA Pesquisa. A jornalista Elissandra Batista conversa com Kátia Lerner, professora pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e vice-líder do grupo de pesquisa Comunicação e Saúde da instituição. No programa, Kátia destaca a pesquisa “Covid-19 nas mídias: em quem confiar? Narrativas, atores e polêmicas sobre a pandemia”, desenvolvida pelo Laboratório de Comunicação e Saúde (LACES) da Fiocruz.

Desde 2006, as equipes do LACES se dedicam à pesquisas voltadas à comunicação e à saúde integradas, como por exemplo, os processos comunicacionais do Sistema Único de Saúde, SUS, e seus desdobramentos sociais. O LACES atua também no ensino, com cursos de especialização, além de um programa de pós-graduação em informação e comunicação em saúde.

Atualmente, são três linhas de pesquisa voltadas para discussões sobre o campo. “As linhas de pesquisa não expressam uma divisão entre os pesquisadores, porque eles podem estar em várias linhas, mas elas expressam os eixos temáticos a partir do qual o Laboratório opera. O campo de comunicação e saúde é muito amplo, então, a gente tem algumas prioridades de pesquisa. As linhas expressam isso”, explica Kátia Lerner.

A pesquisadora destaca ainda que, para a Fiocruz, os estudos interdisciplinares em comunicação e saúde são cada vez mais mais importantes, principalmente, depois da pandemia de Covid-19, um dos momentos mais amedrontadores da história mundial recente, em especial, para quem vivenciou a chegada do então desconhecido vírus, por dentro de um dos maiores centros de pesquisa em saúde do Brasil.

“Aquele primeiro momento foi absolutamente caótico, não só para o Laboratório, mas para a população mundial. Primeiro, pelo grau de incerteza que a gente vivia, segundo pela reconfiguração das nossas vidas cotidianas. Na Fiocruz, a gente sente o peso como instituição de saúde e de ciência, de produzir conhecimento que pudesse ajudar a compreender aquilo que estava acontecendo. Mas como compreender o que estava acontecendo diante de algo que nunca tinha sido visto e experienciado por todos nós?”

Além das incertezas sobre as consequências sanitárias, sociais e econômicas, ao longo da pandemia de covid-19, a Fiocruz se deparou com um outro grande desafio: a avalanche de desinformação. Foi a proliferação das notícias falsas, dúvidas e controvérsias que levou à criação da pesquisa “Covid-19 na mídia, em quem confiar? Narrativas, atores e polêmicas sobre a pandemia”. Para tentar acompanhar a popularização dos enunciados nos veículos de imprensa, a pesquisa priorizou de forma mais intensiva os jornais “O Globo” e “Folha de S. Paulo”, além das agências de checagem de informações.

Todos os detalhes sobre os desdobramentos do estudo e, ainda, a atuação do Laboratório de Comunicação e Saúde da Fiocruz e os rumos das pesquisas na área, não perca esta edição do UFPA Pesquisa.

Apresentação: Elissandra Batista

Produção e roteiro: Lívia Leoni e Giovanna Martini

Gravação e montagem: João Nilo e Denize Ramos

Supervisão e edição: Elissandra Batista

Compartilhe !

Id:11945

Pular para o conteúdo