Histórias da Medicina no Pará

Em janeiro de 1919, foi criada a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará, um marco para a formação de profissionais da região e para a saúde na Amazônia. Esta edição do UFPA Pesquisa tem o tema Histórias da Medicina no Pará e trata dessa trajetória, personagens e curiosidades do desenvolvimento dessa área no estado.

Participam do programa os professores Aristóteles Guilliod de Miranda e José Maria Abreu Jr., responsáveis pela elaboração de um livro sobre essa história. Eles relembram, por exemplo, o caso do estudante Homero que cometeu suicídio após não ser aprovado no sexto ano de curso, o que mostra a dificuldade e a rigidez que a faculdade impunha à época da década de 1930.

Os convidados também abordam a trajetória de Anna Turam Machado Falcão, a primeira médica da Amazônia, além da confusão sobre o primeiro presidente da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, cargo geralmente atribuído ao médico Camilo Salgado, porém ocupado pelo Barão de Anajás.

“ O livro ainda era projeto, ou nem isso, uma ideia, e o José Maria chegou uma vez comigo, depois de ter falado com um antigo professor a quem se atribuía conhecer a história da faculdade e tudo mais, e esse professor literalmente disse assim: ‘Ninguém pode escrever a história da faculdade’ e aquilo mexeu com os meus brios e eu disse: ‘Agora eu topo, agora nós vamos escrever”, afirma o professor Aristóteles.

“A Amazônia tradicionalmente é vendida como uma terra sem história, sem passado. Nós sabemos muito pouco por exemplo, sobre a Cabanagem, coisas importantíssimas que aconteceram aqui. E isso se reflete também na medicina, mesmo nós tendo um passado, parecia não ter acontecido ”, afirma o professor José Maria.

Quer saber mais sobre a história da medicina amazônica? Ouça a Rádio Web UFPA!

Apresentação: Lívia Barbosa
Produção: Lívia Barbosa e Helando Fragoso
Gravação e montagem: João Nilo e Karla Guimarães
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz
Foto: Mácio Ferreira / Ascom UFPA

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h

Compartilhe !

Id:5563

Pular para o conteúdo