Incubadora de Projetos Sociais da UFPA

Importantes para a inclusão, compreensão e mudanças de determinadas realidades, projetos sociais tornam-se cada vez mais necessários no sentido de contribuir com a redução de preconceitos, discriminação e intolerância.

Porém, muitas iniciativas enfrentam dificuldades em conseguir recursos e manter as atividades que ajudam a garantir transformação social e cidadania. Um exemplo disso é o Coletivo Casa Preta, que se considera um quilombo urbano e, há dez anos, trabalha pela valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão das periferias através da arte, da educação e da sustentabilidade.

Pensando na importância e dificuldade dessas instituições em escrever projetos e conseguir recursos pelos editais públicos e privados, desde janeiro de 2018, a Faculdade de Administração da UFPA contribui nessa perspectiva por meio da Incubadora de Projetos Sociais.

A iniciativa é o destaque desta edição do UFPA Comunidade com o professor Bruno Rafael Lucena, doutor em Engenharia de Produção e idealizador da ação. “Nós criamos o projeto de extensão Incubadora de Projetos Sociais na intenção de apoiar essas entidades sem fins lucrativos a elaborar os seus projetos para concorrer a esses fundos”.

Também participa do programa, o estudante de administração e bolsista, Otávio Romano, que afirma: “o terceiro setor cresceu muito, então a Incubadora é uma forma de nós, estudantes de administração, vermos o terceiro setor como uma forma de atuar nesse mercado, que precisa muito de profissionais capacitados na área da gestão”.

Don Perna, diretor do Coletivo Casa Preta, uma das instituições atendidas pela Incubadora de Projetos Sociais da UFPA, também é convidado do Comunidade. Para ele “é importante para a Casa Preta e para qualquer outra entidade criar laços com a universidade e com grupos que estejam nessa perspectiva de garantir a sua sobrevivência”.

Para saber mais sobre a Incubadora de Projetos Sociais da UFPA e, ainda, sobre o trabalho do Coletivo Casa Preta, se ligue nesta edição do UFPA Comunidade.

Apresentação: Elissandra Batista
Produção e roteiro: Thiago Vasconcellos
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira / Karla Guimarães.
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz.

UFPA Comunidade vai ao ar às sextas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Domingo, às 15h, e terça-feira, às 15h.