A Socioterminologia da Pesca no Marajó

Esta edição do Universidade Multicampi recebe o professor e mestre em linguística Ideval da Silva Velasco para falar de suas pesquisas sobre A Socioterminologia da Pesca no Marajó, em especial o trabalho do pesquisador aborda a realidade de comunidades pesqueiras do município de Soure.

O professor explica que por serem comunidades tradicionais, as comunidades pesqueiras possuem caraterísticas identitárias, sociais e culturais que são específicas daquela região e que acabam revelando as peculiaridades dessa população. “Como a língua propriamente dita está atrelada aos fatores culturais, então os fatores culturais vão revelar o lugar que o falante se situa. Evidentemente que essa identidade do caboclo marajoara, ele vai revelar na forma de sua própria linguagem. É muitíssimo interessante a gente reconhecer os falantes vão ser reconhecidos pelo seu aspecto identitário, da sua fala, além do seu local”, afirma.

Nessa realidade, o trabalho de Ideval Velasco ressalta o uso de algumas palavras e expressões que não estão associadas ao universo da pesca, mas que são muito presentes nos falares regionais, como a utilização da expressão “diaba”/“diabo”. Para o professor, esses falares ajudam a entender a questão da diferenciação entre os usos lexicais e terminológicos da língua.

Durante a entrevista, o professor Ideval Velasco também pontua a importância de políticas públicas que ajudem na solução de problemas e melhorem as condições de vida dos pescadores da região. Também discute a relação da temática com as discussões a respeito do preconceito linguístico que ainda ocorre porque ainda não se compreende que “a língua pertence ao falante, então ele que se desenvolve enquanto falante, ele que diz as coisas”. Além disso, o programa também trata da atuação e importância da Faculdade de Letras do campus de Castanhal no contexto da região do nordeste paraense.

Para saber mais sobre A Socioterminologia da Pesca no Marajó não perca esta edição do Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e roteiro: Joel Cardoso e Roberta Pureza
Foto: Agência Pará

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h; e Sábado, às 19h.