Estratégias para o Ensino de Geociências

Você pode até não perceber, mas as ciências da terra estão em todos os lugares. Descobri-las pode ser uma experiência interessante para os alunos. Imagine uma casa que destaca os minerais que usamos no cotidiano? Ou uma maquete do litoral brasileiro? Que tal usar aplicativos de celular e computador para conhecer distribuição espacial de uma bacia hidrográfica? No programa, acompanhe um bate-papo sobre Estratégias para o Ensino de Geociências.

As três estratégias abordadas neste UFPA Ensino foram criadas por universitários integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) nas áreas de Geologia e Geografia da UFPA. Participam do programa o estudante de geologia, Calos Andrei Pedroso; e os graduandos de geografia, Marina Fernandes e Marcos Vinicius Souza.

Integrante do Pet Geologia, Carlos Pedroso explica que há um choque quando os alunos do ensino básico percebem o quanto a geologia está presente no cotidiano. No programa ele explica o projeto Casa Mineral que pode ser visitado no Museu de Geociências da UFPA. A ideia da maquete é evidenciar a presença dos minerais em diferentes objetos e recursos presentes em nosso cotidiano.

Para Marina Fernandes (PET Geografia), a geografia física é uma das áreas nas quais os alunos sentem mais dificuldade. Então, pensou em uma maquete para abordar o litoral brasileiro. O resultado chama atenção pelo tamanho e pelo conteúdo informativo, uma vez que destaca por meio de fotos, os diversos ecossistemas ao longo da costa.

Já o estudante Marcos Vinícius Sousa Leal (PET Geografia) decidiu trabalhar o desenvolvimento urbano às margens da bacia hidrográfica do Tucunduba e realizou uma oficina com alunos da Escola de Aplicação da UFPA. Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer mais sobre a história e as características físicas da bacia. Presente na paisagem de vários bairros de Belém. Além disso, o projeto tem como um dos diferenciais do trabalho o uso de recursos tecnológicos do celular para explorar a realidade dessa região.

No programa, os universitários discutem ainda a importância do Programa de Educação Tutorial para a formação e a necessidade de buscar novas ferramentas educacionais para o desenvolvimento das geociências.

Apresentação: Fabrício Queiroz
Produção e roteiro: Erlane Santos