Instituto Serrapilheira

“UFPA Pesquisa – Instituto Serrapilheira”

Rádio Web UFPA

UFPA Pesquisa

Instituto Serrapilheira, instituição que trabalha para garantir apoio e desenvolver a pesquisa no Brasil, está em destaque nesta edição do programa UFPA Pesquisa. A convidada é a diretora de ciências do Instituto Serrapilheira, Cristina Caldas.

Bióloga e doutora em imunologia pela Universidade de São Paulo (USP), Cristina e outros integrantes do Instituto compartilharam um pouco da experiência em produção e divulgação científica durante a programação da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no período de 07 a 13 de julho de 2024, na UFPA.

Na oportunidade, a diretora de ciências do Instituto Serrapilheira participou do UFPA Pesquisa, apresentado pela jornalista Elissandra Batista. No programa, Cristina Caldas destaca o papel e a atuação do instituto que é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, em 2017, para promover a ciência por todo o Brasil.

Assim, um dos compromissos é apoiar jovens cientistas e iniciativas de divulgação científica por meio de programas inovadores e recursos flexíveis. Com sede no Rio de Janeiro, o Serrapilheira trabalha em três frentes principais, sendo: Ciência, Formação em Ecologia Quantitativa e, ainda, Jornalismo e Mídia.

“Dentro do desejo de apoiar a boa ciência brasileira e, ao mesmo tempo, trazer a ciência para o debate público, para que a ciência passe a ser cada vez mais parte de rodas de conversas, assim como o melhor uso da ciência para decisão de definição de políticas públicas, nós trabalhamos com esses três grandes programas, que são os nossos eixos principais”, informa Cristina. 

Nesse contexto, o programa de Jornalismo e Mídia tem como foco apoiar ideias criativas e investigativas voltadas para a comunicação da ciência. Um dos objetivos é combater a desinformação, além de ampliar o acesso à informações confiáveis, incentivando projetos que ajudam o público e os tomadores de decisão a compreenderem questões complexas com base em evidências.

“O programa Jornalismo e Mídia começou fazendo um mapeamento das ações de divulgações científicas aqui no Brasil. A estratégia foi primeiro mapear quem está fazendo divulgação científica nas mais diferentes formas, desde a conexão arte e ciência, educação, jornalismo, blog, grande mídia. A partir desse diagnostico ficou claro que falta profissionalização do setor, mais cargos de trabalho, mais investimentos nas instituições que fazem jornalismo e divulgação científica”, destaca a diretora de ciências do Serrapilheira.   

De acordo com Cristina Caldas, o Instituto já investiu mais de 70 milhões de reais em cerca de 300 projetos nas áreas de ciências naturais, ciência da computação, matemática e comunicação científica. Com um modelo de apoio desburocratizado e inovador, o Serrapilheira valoriza também a diversidade.

Para saber mais sobre os princípios básicos que regem o Instituto Serrapilheira, que são pesquisas de alta qualidade, rigorosas, reprodutíveis, abertas, colaborativas e diversas, além das conquistas e os desafios da ciência no Brasil, não perca esta edição do UFPA Pesquisa com a bióloga e diretora de ciência do Serrapilheira, Cristina Caldas.

Compartilhe !

Id:15814

Pular para o conteúdo