Mandioca: alimento do século XXI

Ela está na dieta de muitos brasileiros e na Amazônia é a base para a produção de muitos produtos, como o tucupi, a farinha e a tapioca. Esta edição do UFPA Pesquisa discute a importância biológica, histórica e sociocultural da Manihot esculenta em um programa dedicado ao tema Mandioca: alimento do século XXI.

Esse título foi atribuído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) como uma forma de reconhecer e valorizar uma cultura versátil, que pode ajudar no enfrentamento da fome e da pobreza e ainda possibilita o desenvolvimento econômico e sustentável.

Neste programa, estão em pauta os caminhos para o futuro e as formas de explorar esse potencial, mas também busca-se conhecer mais sobre a representatividade da mandioca para se entender as culturas e modos de vida de muitas populações do passado e do presente, em especial na Amazônia.

Para tratar do assunto contamos com a participação de Alessandra Lopes, doutora em Tecnologia de Alimentos e professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, e Aquiles Simões, doutor em Estudos Rurais e professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA.

Durante a entrevista, conheça mais sobre o trabalho da Rede Mani, que reúne pesquisadores de diferentes áreas e instituições para sistematizar informações sobre a biodiversidade da mandioca e gerar bioprocessos e bioprodutos com base nesse alimento. Uma das iniciativas, por exemplo, busca a aplicação na produção de biocombustível.

Além disso, conheça também o Grupo Diversidade Socioambiental na Amazônia (GEDAF), coordenado pelo professor Aquiles Simões, que busca identificar inovações sociotécnicas desenvolvidas no contexto da agricultura familiar e favorecer o intercâmbio de saberes e a economia agroecológica. Para saber mais, não deixe de conferir o UFPA Pesquisa.

Apresentação, produção e roteiro: Fabrício Queiroz
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Supervisão e edição: Elissandra Batista e Fabrício Queiroz

O UFPA Pesquisa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos de exibição: sexta-feira, às 15h / domingo: às 10h

Compartilhe !

Id:6050

Pular para o conteúdo