Relatos de Viajantes na Planície Amazônica entre os séculos XVI e XVIII

O Universidade Multicampi recebe nesta edição o professor de História, do campus de Cametá, Luis Viana Airoza, que traz detalhes sobre a a pesquisa “Corpos, Sentidos e Ideias: Experiências Sensoriais e Percepções Culturais nos Relatos de Viajantes na Planície Amazônica entre os Séculos XVI e XVIII”.

A pesquisa elaborada no período de doutoramento segue um enfoque de analise da construção de relações sensoriais com elementos da natureza amazônica, como fauna, flora e rios, presentes nos relatos de viajantes que passaram pela região no período colonial.

Os relatos descreviam experiências corporais que proporcionavam identificação com o meio amazônico por meio do tato, do olfato, da visão e da audição. De acordo com Luis Airoza, essas experiências foram responsáveis por construir a ideia de uma Amazônia possuidora de exuberância inesgotável, assim como se tornaram fontes históricas importantes que retratam práticas que permitem estudar as características coloniais no território amazônico.

Na conversa, o pesquisador ainda fala do processo de ensino-aprendizagem sensorial, das atividades de ensino e pesquisa no campus de Cametá e sobre a obra “Cidade das Mangueiras: Aclimatação da Mangueira e Arborização dos Logradouros Belenenses (1616-1911)”.

Para saber detalhes do projeto “Corpos, Sentidos e Ideias: Experiências Sensoriais e Percepções Culturais nos Relatos de Viajantes na Planície Amazônica entre os Séculos XVI e XVIII”, ouça o Universidade Multicampi.

Apresentação: Joel Cardoso
Produção e Roteiro: Graziela Ferreira
Gravação e montagem: João Nilo Ferreira
Foto: Sidney Oliveira / Agência Pará

O Universidade Multicampi vai ao ar às terças-feiras, às 10h e 21h.
Horários alternativos: Quinta-feira, às 15h e sábado, às 19h.